Obra de esgotamento sanitrio em Paulo Afonso chega a 90% de execuo

O avanço é resultado dos investimentos da Embasa, da ordem de R$ 71,3 milhões, com recursos próprios, e do PAC, dentro do programa Água para Todos

A obra de ampliação do sistema de esgotamento sanitário do município de Paulo Afonso, a 434 quilômetros de Salvador, já está com 90% dos serviços executados. Até dezembro deste ano, a cobertura de esgoto nesta ilha, cercada pelo Rio São Francisco, deve passar dos atuais 4,5% para 37%.

O avanço é resultado dos investimentos da Embasa, da ordem de R$ 71,3 milhões, com recursos próprios, e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), dentro do programa Água para Todos, do governo estadual. Cerca de 67.700 pessoas serão beneficiadas.

As ligações de imóveis à rede de esgotamento sanitário em bairros localizados no entorno dos lagos de Centenário, Bonfim e Jacaré, área que cresceu de maneira espontânea e sem planejamento urbano adequado, vão eliminar os lançamentos indevidos de esgoto e contribuir para a despoluição das águas dos lagos.

“Nesse sentido, estão sendo realizadas ligações intradomiciliares em bairros como Abel Barbosa, Centenário, Caminho dos Lagos, Senhor do Bonfim, BNH e Tropical, situados nas margens ou nas proximidades dos lagos”, afirmou o superintendente de expansão norte da Embasa, Ítalo Canário.

Três frentes de serviço da empresa continuam executando ligações em bairros cujos imóveis estão ligados à rede de drenagem pluvial da prefeitura, como Santa Inês, Fazenda Chesf e Tancredo Neves I, II e III. O objetivo é evitar que os efluentes domésticos originados nestes locais deságuem, sem o tratamento adequado, nas águas do São Francisco. No total, já foram executadas 1.550 ligações domiciliares, das 9 mil previstas.

Na cidade, a empresa implantou uma estação de bombeamento, além de 181,4 quilômetros de tubulações de diâmetros variados, como rede coletora de esgoto, uma linha de recalque (tubulação que bombeia o esgoto de um ponto mais baixo para outro mais elevado) e sete travessias (túneis de concreto armado implantados sob a BA-210 e a BR-110).

“Para a implantação das travessias, adotamos o método não destrutivo, em que as escavações e perfurações realizadas ocorrem embaixo das rodovias, por meio de modernos equipamentos, evitando a interrupção do tráfego de veículos”, destacou o superintendente.

A estação de tratamento de esgoto localizada no bairro Vila Nobre, que atualmente processa 21 litros por segundo, terá a sua capacidade triplicada, com a construção de três novos digestores de matéria orgânica, dois leitos de secagem e um novo emissário. Além disso, o sistema de Paulo Afonso vai ganhar uma nova estação de tratamento, no bairro dos Rodoviários, que contará com dois digestores, dois leitos de secagem e um emissário.

Após a conclusão da obra, os esgotos dos novos imóveis ligados à rede da Embasa, depois de tratados, serão transportados, por meio da estrutura implantada, ao São Francisco, sem causar dano ao meio ambiente.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323