Albino Rubim discute oramento na Comisso de Cultura da ALBA; Z Neto defende dilogo com o setor

Reunião na Comissão de Cultura da ALBA, com a participação do secretário da Cultura, reforçou o interesse do governo do estado em continuar valorizando as atividades culturais mesmo diante de limitações orçamentárias 

Artistas, produtores culturais e representantes dos Colegiados Setoriais das Artes participaram, na manhã desta terça-feira (08), da reunião da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público para debater o orçamento da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e da Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB.

O deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), foi convidado, juntamente com o secretário da Cultura, Albino Rubim, para participar das discussões, inciadas pela categoria após a publicação do decreto do governador de nº 14.710, de agosto, que anuncia medidas de contenção de despesas pelo Governo do Estado.   

Zé Neto lembrou que o decreto atingiu o orçamento de todas as secretarias, não configurando uma falta de compromisso do governo do Estado com a Cultura. Para o parlamentar, não se pode esquecer o progresso no setor nos últimos seis anos. Zé Neto colocou a liderança do governo à disposição desse diálogo e cobrou uma maior participação e interação dos produtores culturais com a Assembleia, não apenas em momentos como este.

“É importante dizer que Jaques Wagner foi o melhor governador que a Bahia já teve do ponto de vista efetivo da cultura, que fez um trabalho de interiorização que não existe precedente na historia. Estamos em um momento de dificuldade, mas em momento algum estamos fechando as portas para o diálogo. O processo é complicado no mundo e aqui na Bahia não é diferente. Exoneramos, por exemplo, impostos sobre energia elétrica e IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados), o que desorganizou a arrecadação do estado”, afirmou Zé Neto.

Em sua exposição, Albino Rubin reforçou a importância da atividade junto à Comissão. “O legislativo é um importante canal para o diálogo e é fundamental criar esse canal de conversa proposta por Zé Neto”, avaliou o secretário, que lembrou como tem se desenvolvido uma política de cultura da diversidade, participativa (com a realização de conferências em grande parte do interior da Bahia) e de fato uma política estadual, atendendo não só a capital e criando parceria com outras secretarias. A reunião foi mediada pelo presidente da Comissão, deputado Álvaro Gomes (PCdoB). 

Ficou proposto na reunião, através do líder do PT na ALBA Rosemberg Pinto, que Zé Neto pode intermediar uma conversa com A secretaria da Fazenda para debater o orçamento da pasta. Rosemberg levou, ainda nesta terça, as discussões para o plenário da casa, reafirmando o desenvolvimento no setor na cultura no Governo Wagner, mesmo com as dificuldades orçamentárias.  
 
 

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323