Aberta oficialmente a Conferência Estadual de Educação da Bahia, na Costa do Sauípe

O deputado Zé Neto prestigiou o evento e disse que a conferência é sempre um marco a mais nessa política de inovação e de participação de todos os professores e de todos aqueles que compõem a educação no sentido de ser parte da política pública a partir da sua concepção.

Na noite desta quarta-feira (09), foi realizada a abertura oficial da Conferência Estadual de Educação (Coeed) no Centro de Convenções Costa do Sauípe, no município de Mata do São João. O evento articulado pelo Fórum Estadual de Educação da Bahia, que é sediado na Secretaria de Educação, tem como tema central o Plano Nacional de Educação (PNE) na Articulação do Sistema Nacional de Educação: participação popular, cooperação federativa e regime de colaboração, e acontecerá até a próxima sexta-feira (11), com palestras, colóquios e plenárias dos eixos temáticos. Além disso, serão debatidos ainda os resultados das discussões realizadas nas conferências municipais, que tratam de questões relacionadas ao sistema municipal de educação.

O deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, Zé Neto (PT), prestigiou a abertura do evento e afirmou que a conferência é sempre um marco a mais nessa política de inovação e de participação de todos os professores e de todos aqueles que compõem a educação no sentido de ser parte da política pública a partir da sua concepção. “As conferências que hoje são valorizadas têm sido seguidas nas suas decisões, nas suas deliberações e com certeza é a melhor forma de legitimar as decisões do Estado na formulação das políticas públicas para a educação”, disse.

Na oportunidade, o deputado parabenizou a todos que compõem o processo de realização de conferências. “Nesse instante, parabenizo o secretário Oswaldo Barreto, que representa o governador Jaques Wagner, por mais essa grande realização, a cada um dos participantes que constroem pela base esse importante evento, a APLB que está presente e faz com que os debates tenham sempre a conotação e a independência fundamentais para que possam expressar o sentimento latente que temos em todo Estado. Parabenizo também o Governo Federal que tem passado grande parte dos recursos para a realização desse importante projeto de realização das conferências na Bahia, especialmente nessa conferência estadual, já que o recurso vem do governo federal”, disse.

Estiveram presentes: o secretário Estadual de Educação, Osvaldo Barreto – representando o governador Jaques Wagner; Secretário de Promoção da Igualdade Racial, Elias Sampaio; Secretário de Cultura, Albino Rubim; os deputados estaduais Rosemberg Pinto e Bira Côroa; coordenador do Fórum Estadual de Educação, Nildon Pitombo; diretor de Cooperação e Planos de Educação da Secretaria de Articulação com o Sistema de Ensino, Geraldo Grossi Junior – representando o secretário Arnóbio Marques de Almeida; reitora da UFBA, Dora Leal; reitor da Universidade Federal do Sul da Bahia, Naomar Monteiro; reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana, José Carlos Barreto; reitor da Universidade Estadual do Sudoeste, Paulo Roberto Pinto; coordenador geral da APLB - Sindicato, Rui Oliveira; presidente da Academia Baiana de Educação, Astor de Castro; e representando a Diretoria Regional de Educação (Direc-2) de Feira de Santana, Nívea Maria.

O secretário Estadual de Educação Osvaldo Barreto, destacou a importância dos fóruns e conferências como um marco da democracia. “É a marca da democratização das relações sociais entre o governo e a sociedade”, disse.

Na oportunidade o secretário falou das três temáticas que mais se destacaram nos fóruns. São eles: a inclusão da justiça social, qualidade da educação e valorização do professor. “Não se faz uma escola de qualidade sem professores estimulados que devem estar envolvidos com o dever educacional. Não posso deixar de citar a frase do grande professor Anísio Teixeira que disse ‘A escola é uma máquina de fazer democracia’, tenho certeza que ele estaria se referindo a uma escola de qualidade”, pontuou.

Para Nildon Pitombo, o debate coletivo é um marco decisivo para a busca de melhorias em todos os segmentos, no sentido de construção. “É um marco que assinala o comportamento político e fica o sentimento de dever cumprido. Preciso repetir que a participação de todos os segmentos é fundamental para caminharmos de forma mais concreta na construção do Sistema Nacional de Educação”, afirmou.

Zé Neto destacou que a escolha do hotel, da logística e da alimentação, para que mais de 1600 pessoas entre delegados eleitos pelos municípios e Territórios de Identidade, delegados indicados pelos sistemas de educação, observadores e convidados, participem do evento, seu deu por meio de licitação. “O Governo Federal dá o conforto necessário para que haja qualidade nesses dias de conferência que serão fundamentais para darmos rumos para a educação no nosso Estado”, disse.

Apresentações

O Hino do Estado da Bahia foi cantado pelo Coral Estudantil da Bahia, formado por 26 estudantes e regido pelo Maestro e Professor Nilson Zuanes. Ao final, os participantes foram contemplados com a palestra do professor Paulo Egon com o tema Conferência Nacional de Educação (Conae) e qualidade na educação.

Conferências

No Estado, segundo os organizadores, foram realizadas mais de 350 conferências Municipais, envolvendo diretamente 1.500 pessoas na organização e 50 mil nos debates. Os temas levantados pelos municípios foram diversos: direitos humanos, justiça social, inclusão, trabalho, ciência, sustentabilidade, direito à aprendizagem, dentre outros. 

 

 

 

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323