Equipamentos utilizados na aula foram entregues pelo Programa Estadual “Vida Melhor”
O Mandato do deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa, participou, nesta quinta-feira (10), da aula inaugural do curso de Corte e Costura na Associação dos Moradores do bairro Rua Nova (Amorun), em Feira de Santana.
Através do programa estadual “Vida Melhor”, que visa garantir aos pequenos empreendedores melhoria na sua atividade, a Amorun foi contemplada com 9 equipamentos: 3 máquinas retas, uma bordadeira, duas máquinas overlock, uma máquina galoneira, uma máquina elastiqueira e uma máquina fechadeira de braço. A instituição já contava com cinco máquinas de costura, conseguidas anteriormente com a subvenção do deputado Zé Neto.
Qualificação profissional e apoio a empreendedores individuais
Segundo Adriano Costa, coordenador do programa no município de Feira de Santana, a comunidade da Rua Nova já é atendida pelo programa estadual há quase dois anos, dando apoio e orientação aos empreendedores populares do bairro. Um estudo de viabilidade foi feito e verificou-se também a necessidade de reforçar a atividade produtiva de corte e costura, além das atividades que já são auxiliadas pelo programa, como apoio a vendedores de cachorro-quente, manicure, depilação, entre outras.
“Aqui na Rua nova nossos objetivos são ofertar o curso de qualificação, incluindo a orientação ao próprio manuseio da máquina de costura, e aumentar a oportunidade de geração de renda. O programa “Vida Melhor” tem essa linha, que é combater a pobreza e extrema pobreza por meio do eixo produtivo”, disse Adriano Costa.
Tarcísio Branco, chefe de gabinete do deputado Zé Neto, esteve presente e pode acompanhar as atividades inaugurais do curso. Na oportunidade, defendeu a qualificação profissional e o apoio à associação.
“Estou muito satisfeito em estar presente aqui na Associação e ver os primeiros passos deste curso que vem trazer qualificação profissional para mulheres do bairro. O programa ‘Vida Melhor’ com certeza é um caminho de inclusão sócio-produtiva bastante eficaz; ele dá a condição, através da educação, para seguir em frente”. Tarcísio Branco também salientou a importância dos moradores estarem organizados enquanto associação. “Acreditem, muitas conquistas podem ser feitas pela associação. Da nossa parte, estamos abertos ao diálogo”, reiterou.
O curso será ofertado na sede da associação e pretende profissionalizar 50 alunos, divididos em duas turmas. A Amorun completou em 2013, 45 anos de existência e apoio aos moradores do bairro Rua Nova.