Bahia implanta rede de consumo seguro e sade

Objetivo é monitorar e controlar os acidentes de consumo no Estado. Os registros podem ser feitos através do site no Ibametro

A população baiana ganhou um canal a mais de proteção. Foi lançada a Rede de Consumo Seguro e Saúde na Bahia (RCSS-BA) pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor da Bahia (Procon-Ba) e Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental (Divisa).

A solenidade de criação da rede, que aconteceu no dia 09 de outubro, na Fundação Luís Eduardo Magalhães, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), contou com a participação dos secretários da Indústria, Comércio e Mineração (SICM), James Correia; da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Almiro Sena, e da representante da Secretaria de Saúde (SESAB), Alcina Andrade, superintendente da Divisa.
 
“Com a expansão do consumo no Brasil, a partir da maior facilidade do acesso a produtos e serviços, aumentou também a exposição da população aos riscos que estes eventualmente possam oferecer. Desta forma, a Rede de Consumo Seguro e Saúde é de extrema importância haja vista o trabalho a ser realizado em benefício da nossa sociedade baiana”, destacou o secretário James Correia (SICM).
 
Na ocasião, foi assinado o Protocolo de Intenções entre as três secretarias estaduais e os órgãos supracitados para constituição de Comitê Local com o objetivo de tratar da temática, visando monitoramento e controle dos acidentes de consumo no Estado. O próximo passo é a constituição de um Grupo de Trabalho interinstitucional para os devidos encaminhamentos.
 
“A concretização da Rede representa um esforço integrado dos três órgãos visando a proteção do consumidor, através de relações de consumo mais seguras. A participação da população será fundamental, pois a partir dos relatos de acidentes de consumo, no site do Ibametro, será possível conhecer os chamados produtos perigosos para que haja o monitoramento e controle adequados pela Rede”, ressaltou o diretor-geral do Ibametro, Osny Bomfim.
 
Os registros dos acidentes de consumo podem ser feitos pelo site www.ibametro.ba.gov.br, clicando o link Acidente de Consumo - relate o seu caso.
 
Rede de Consumo Seguro e Saúde na Bahia: A Rede Local contribuirá com a RCSS-Brasil, no sentido de fornecer dados estatísticos, relatórios e outros instrumentos imprescindíveis para a melhoria do quadro de acidentes de consumo em todo o País.
 
Em termos nacionais, estão previstas algumas ações, como as seguintes que serão desenvolvidas pelo Inmetro: de posse das informações cadastradas, nacionalmente, o Instituto Federal vai aperfeiçoar a identificação de produtos considerados perigosos e, em seguida, os priorizará na criação de regulamentos técnicos e programas de avaliação da conformidade compulsórios. Isto aconteceu, por exemplo, com os berços infantis.

 

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323