Z Neto confirma abertura do governo para discutir oramento das universidades estaduais

Debate foi proposto por professores em visita à ALBA; Estado destaca ampliação de mais de R$ 98 milhões na receita das universidades em 2014

Com o objetivo de discutir o orçamento de 2014 das universidades estaduais com o deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, representantes do Fórum das Associações Docentes das Universidades Estaduais (Fórum das ADs) estiveram presentes nesta segunda-feira (15) na ALBA, em nome não só dos docentes, mas também dos técnico-administrativos, reitores e estudantes.

A comitiva entregou a Zé Neto um documento, assinado pelo coordenador do Fórum, Marcos Antônio Tavares Soares, que pede aos deputados uma emenda parlamentar à Lei Orçamentária Anual (LOA) para que seja destinado 7% da receita líquida de arrecadação de impostos para as universidades. Zé Neto destacou a importância dessa aproximação dos professores, assegurando que o diálogo sobre o orçamento ocorrerá com tranquilidade entre o governo e o corpo universitário.

O petista aproveitou o encontro para fazer um panorama das finanças do estado, que passa por um momento que necessita de contingenciamento.  “Essa reunião - principalmente em um momento de redefinição das políticas em todo o país, e na Bahia não é diferente - foi importante para exercitar o diálogo e a democracia que têm estado presentes em todas as nossas conversas com os setores”, destaca Zé Neto.

Nos últimos anos, a categoria tem indicado a necessidade de 5% da arrecadação, tendo o governo garantido, em 2013, 4,87% e previsto para 2014 o percentual de 4,92% da arrecadação. No entanto, diante do pedido dos 7% e das dificuldades orçamentária que passa o estado, Zé Neto se comprometeu a pedir um estudo do orçamento das universidades nos últimos anos, levar a demanda ao secretário estadual de Educação Osvaldo Barreto e retornar a discutir com os professores e representes das universidades.  

“A universidade reclama que há uma redução de recursos para manutenção, ações do PPA e finalística de custeio. A nossa conta é que houve uma ampliação de mais de R$ 98 milhões na receita das universidades, o que percentualmente representa um acréscimo de 9,6%, portanto, bem acima da inflação previsível para o período”, explica o líder do governo.

“Agora, com todas as informações, vamos chegar à mesa para conversarmos e sabermos qual é a responsabilidade de cada um em relação às finanças do estado, não do governo, nosso trabalho é para que as ações caminhem dentro das possibilidades do estado”, completa. Para Zé Neto, um aspecto importante nesse debate é pensar a responsabilidade e o equilíbrio financeiro do estado baiano não só neste momento, mas também no futuro.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323