Z Neto participa de reunio com Desenbahia e representantes dos abatedouros e vendedores de gado de Feira para buscar linha de crdito ao setor

Fundos estadual e nacional serão acionados para criação da linha de crédito, que deve facilitar adequações sanitárias 

Pensando na necessidade de adequações sanitárias dos abatedouros de carne bovina em Feira de Santana, o deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), intermediou uma reunião entre representantes do setor e o presidente da Desenbahia - Agência de Fomento do Estado da Bahia, Vitor César Lopes, no final da manhã desta quarta-feira (16), na sede do órgão, em Salvador.

O presidente  da Associação de Abatedores de Gado de Feira de Santana,  Erivaldo Moraes, se reuniu com Zé Neto há uma semana após a apreensão de toneladas de carne em uma ação do Ministério Público Estadual (MPE) baiano e apontou necessidades de investimento no setor. O principal ponto debatido na reunião desta segunda na Desenbahia foi a criação de uma linha de crédito que facilite aos vendedores e abatedores fazer os ajustes necessários nas estruturas.

“A criação de uma linha de crédito para o setor significa que ele ficará mais competitivo, que os comerciantes e abatedores não ficarão mais desesperados com as ações do Ministério Público ou do próprio governo estadual ou municipal. É preciso encontrar uma solução com todos os atores envolvidos”, observou Zé Neto. O Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e o Fundo de Desenvolvimento Social e Econômico (Fundese) serão buscados para abertura dessa linha de crédito. Será negociado um período de carência e um custo abaixo da taxa de juros anual.

A Superintendência de Agricultura Familiar (SUAF) já foi procurada para tratar dos problemas do setor. A coordenadoria regional da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), representada por Aurino Soares e Gilson Rodrigues, tem dado o suporte técnico e uma reunião foi marcada para a próxima semana com a superintendente Federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento na Bahia (SFA/Ba), Virginia Hagge.

“Todas as forças precisam se encontrar, essa é uma situação que passa por todo um processo econômico de valorização desse mercado e desses vendedores e abatedores e vamos fazer todos os esforços para contribuir”, afirma Zé Neto.

Requalificação de espaços de comercialização

Para Zé Neto, as feiras livres de Feira de Santana e o centro de abastecimento carecem de requalificação. “Isso não é gasto, é investimento e significa, também, segurança alimentar. A questão sanitária é crucial e temos que unir forças nesta empreitada, dura, mas necessária, e o Estado não vai ficar fora desse movimento. O Ministério Público age com as leis nas mãos e o que motiva as apreensões precisa ser atacado e resolvido. Na semana que vem, vamos sentar com o MP para buscar um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) para uma solução organizada, planejada e com um cronograma possível de ser concretizado”, afirmou o parlamentar.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323