Z Neto prestigia apresentaes de violas e repentes em mais uma edio do Festival de Violeiros, em Feira

“O Festival de Violeiros está para Feira de Santana como a alma está para o corpo”, disse o deputado

O Teatro do Centro de Cultura e Arte (CUCA) foi palco da 39ª edição do Festival de Violeiros dos Nordeste. A arte da viola e dos repentes, com versos e rimas, atraiu um público grande para o teatro na noite deste sábado (19).

O Festival que acontece anualmente em Feira de Santana, foi criado pelo cantador Dadinho. Seus filhos, Caboquinho e João Ramos, também cantadores, continuaram com o festival, depois da morte do pai.

Para o deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, o Festival de Violeiros está para Feira de Santana como a alma está para o corpo. “Uma das poucas referências culturais que resistem, graças ao empenho de uma família que é a de Caboquinho e João Ramos que todo ano de forma muito heróica continuam a trazer para Feira de Santana esse bálsamo que nos remota as nossas origens”, pontuou.

De acordo com Zé Neto, os estribilhos das violas e a fala nordestina reacendem o cheiro de água, de poeira, de gado e de couro, que pulsam dentro de cada feirense nas caminhadas do sertão e do recôncavo, que por aqui fizeram trilhas e estradas, e trouxeram desenvolvimento. “Parabéns por manterem em Feira de Santana acesa essa luz tão importante entre nós”, disse.

A dupla Galego da Viola e Noel Calixto se apresentou nesta noite, fazendo a platéia sorrir com as rimas cantadas. Para Galego da Viola é muito emocionante participar de festivais que divulgam a cultura dos repentes, principalmente pela adrenalina por não saber o que vai cantar já que os temas são sorteados no momento da apresentação. “O único show do mundo de improviso é esse, por isso não tem como ficar com aquela sensação de frio na barriga. É maravilhoso, mas dá um acocho no peito por que trata-se de uma competição”, afirmou.

O Festival

Participaram da competição: Vem-vem do Nordeste, João Bezerra, Paraíba da Viola, Noel Calixto, Gilberto Alves, Davi Ferreira, Nadinho, Maracujá e Galego da Viola. Os cantadores representarão mais da metade dos nove estados nordestinos.

Cada dupla teve 20 minutos de apresentação, com três temas que foram sorteados no palco. 

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323