Com apoio de Z Neto, linha de financiamento para abate de gado em Feira discutida com Ministrio da Agricultura

Visando melhorar as condições sanitárias no comércio de carne na cidade, deputado intermediou encontro entre Ministério da Agricultura na Bahia e empresários 

Em busca de uma linha de financiamento apropriada para a realização de adequações sanitárias dos abatedouros de carne bovina no município de Feira de Santana, o deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), intermediou uma reunião entre representantes do setor e a superintendente federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento na Bahia (SFA/Ba), Virginia Hagge, no final da manhã desta segunda-feira (21), na sede da instituição, em Salvador.

Na oportunidade, o parlamentar enalteceu a importância da feira livre como importante gerador de emprego e renda na Bahia. “Esse ponto da questão da segurança alimentar precisa ser solucionado. É hora de organizar todos os meios e atores que integram a cadeia produtiva”, destacou o parlamentar.

Ainda de acordo com o deputado, o diálogo com o Ministério da Agricultura é fundamental para que se tenha mais uma alternativa no sentido de enfrentar o problema das adequações sanitárias dos abatedouros de carne bovina em Feira de Santana. “Essa grave situação já deu o que tinha que dar em Feira. Estamos demonstrando um esforço de querer modificar essa situação. Já dialogamos com o governo estadual e agora é buscar alternativas também no governo municipal, e junto ao Ministério Público”, afirmou.

Ainda nesta semana, Zé Neto e representantes do setor vão se reunir com o Ministério Público para buscar um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) a fim de dar uma solução organizada, planejada e com um cronograma possível de ser concretizado.

“Todas as forças precisam se encontrar. Essa é uma situação que passa por todo um processo econômico de valorização desse mercado e desses vendedores e abatedores e vamos fazer todos os esforços para contribuir”, garante Zé Neto.

A superintendente solicitou que a Associação de Abatedores de Gado de Feira de Santana encaminhe um ofício ao escritório do Ministério da Agricultura na Bahia, apresentando as demandas do setor, para que o documento seja enviado para a instância superior, em Brasília. “Daremos o devido encaminhamento do que foi colocado durante a reunião para que seja avaliado, e posteriormente daremos um posicionamento ao deputado Zé Neto”, avaliou Virgínia.

Participaram da reunião: o presidente da Associação de Abatedores de Gado de Feira de Santana, Erivaldo Moraes, e um dos coordenadores regional da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), Aurino Soares, que tem dado suporte técnico; e o chefe da Divisão de Desenvolvimento Rural, do Ministério de Agricultura da Bahia, Luiz Rogério Nascimento.

Reunião na Desenbahia

Na semana passada, Zé Neto esteve em reunião com representantes da Desenbahia (Agência de Fomento do Estado da Bahia), na qual foi colocada em questão a criação da linha de crédito para facilitar aos vendedores e abatedores os ajustes necessários nas estruturas.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323