Z Neto visita Campo do Gado para ajudar na integrao dos interesses da cadeia da carne

Para o deputado, a cultura da saúde alimentar e da questão sanitária não pode ser vista como um custo ou um gasto, e sim como investimento necessário que vai dar mais competitividade ao produto e mais fortalecimento da cadeia produtiva do gado

Na manhã desta segunda-feira (28), o deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia conheceu de perto o Frigorífico Campo do Gado, localizado no bairro Campo do Gado Novo em Feira de Santana. O deputado esteve acompanhado do diretor-proprietário do frigorífico, Gustavo Machado; do gerente administrativo, Péricles Freitas; do gerente de manutenção e sócio da fábrica, Francisco Pacheco; e do coordenador regional da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Aurino Soares.

Para o deputado Zé Neto, é muito importante reunir os elos da cadeia produtiva da carne. “Hoje eu vim conhecer de perto o frigorífico, e fazer algumas conexões fundamentais para que a gente possa ter uma ligação mais direta, que possibilite unificar interesses de quem está na ponta abatendo o gado e de quem está comprando esse gado na feira livre de forma adequada”, disse.

Zé Neto defende que um aspecto importante a ser levantado neste momento, é a questão do abate clandestino e da venda de carne sem auxilio adequado, que faz com que o mercado vá enfraquecendo a cada dia. “Em todos os aspectos não há ganhos, principalmente por que o abate sendo feito, como é atualmente, dentro de um controle sanitário, acaba sendo mais barato do que o abate feito clandestinamente. Já que, no abate clandestino o couro, as vísceras e nenhum subproduto que são oriundos do gado, não são aproveitados. A não ser que haja uma técnica adequada para o aproveitamento, o que não acontece no abate clandestino”, afirmou.

O deputado pontuou que a reunião que aconteceu nesta manhã, se dá em torno da necessidade de ampliação de investimentos e recursos para o desenvolvimento da fábrica de produção de sebo, e farinha de carne e osso, que entrará em funcionamento a partir da próxima quarta-feira (30), onde todos os resíduos dos animais que antes eram vendidos serão processados na fábrica construída com um investimento de R$ 6,5 milhões.

“Essa fábrica com certeza vai viabilizar e potencializar ainda mais a matéria prima que é produzida em toda região, industrializando e gerando mais emprego e renda, tendo a possibilidade inclusive de em um estágio mais avançado chegar a gerar cerca de 600 empregos só nesta unidade”, salientou.

Mudancas

O deputado defende a idéia de que é necessário encontrar um caminho de mudança de comportamento. “É bom salientar que há interesses diversos que acabam confluindo e nós estamos fazendo o máximo para contribuir nesses diálogos com todos do setor produtivo. Precisamos financiar isso junto com o setor privado dando a contribuição do Estado, tanto no projeto quanto nas condições que possam viabilizar a integração desses interesses”, disse.

É importante lembrar que a questão da segurança alimentar na região, vem sendo acompanhada pelo coordenador regional da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Aurino Soares. “O companheiro Aurino vem acompanhando de perto e tem contribuído para a formação desse novo momento que com certeza nos dará frutos significativos tanto no nível de competitividade quanto no nível de garantia da política alimentar. Assim, ampliaremos os nossos resultados”, pontuou.

Instalação de câmaras frigoríficas

Na oportunidade, Zé Neto falou sobre a necessidade de instalação de câmara frigoríficas, quando a direção do abatedouro Campo do Gado citou que tem a disposição para instalar frigoríficos em algumas cidades da região. “Essa já é uma ótima notícia. Portanto, é preciso que essa cultura da saúde alimentar e da questão sanitária não seja vista como um custo ou um gasto, e sim como investimento necessário que vai dar mais competitividade ao nosso produto e mais fortalecimento da cadeia produtiva do gado, e mais política econômica regional”, disse.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323