Obra tem 4,3 quilômetros de extensão, composta por três túneis, beneficiando diferentes localidades da capital baiana
Melhorar a mobilidade urbana, em Salvador. Essa é a principal função da Via Expressa Baía de Todos-os-Santos, inaugurada na manhã desta sexta-feira (1º), na capital baiana pela presidenta da República, Dilma Rousseff, o ministro dos Transportes, César Borges, e o governador Jaques Wagner. Líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado Zé Neto (PT) também acompanhou o evento.
Maior intervenção viária na capital baiana nos últimos 30 anos, a Via Expressa liga a BR-324/BA ao Porto de Salvador, criando uma via exclusiva e expressa de veículos de carga para o porto e rotas alternativas para o tráfego urbano.
A obra foi executada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), e tem 4,3 quilômetros de extensão, sendo considerada uma das principais intervenções do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal. A Via Expressa contribuirá para desafogar o tráfego em áreas de grande congestionamento, em locais como a Rótula do Abacaxi, Ladeira do Cabula, e Avenida Bonocô. O trajeto entre a BR-324 e o Porto de Salvador será reduzido em 3,2 quilômetros.
Investimento
O investimento total na intervenção viária foi de R$ 480 milhões, feito em parceria pelos governos estadual e federal, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A obra é composta de três túneis, 14 viadutos, quatro passarelas (duas já concluídas), ciclovia com três metros de largura, 35,5 mil metros quadrados de passeio, além de dez faixas – quatro para veículos de carga, quatro para veículos leves e duas exclusivas para ônibus.
A Via Expressa abre um novo acesso ao Porto de Salvador, o primeiro na Região Norte/Nordeste em movimentação de contêineres e um dos maiores em exportação de frutas. Além de impulsionar o desenvolvimento, dinamizando as relações comerciais, a via torna-se indutora da revitalização dessa área.
Parceria
O governador Jaques Wagner falou sobre as dificuldades na construção da maior obra viária do Estado nos últimos 30 anos. "Essa obra é uma bênção pra Salvador. Uma obra como essa, dentro da cidade, na qual tivemos que visitar as galerias de água, com o projeto tendo que ser modificado diversas vezes, com mais de 600 imóveis desapropriados, foi muito difícil, bem diferente de abrir uma estrada no ermo. (...) Essa é a maior obra urbana de Salvador nos últimos 40 anos", observou.
"Fada madrinha" da mobilidade urbana em Salvador
"Agradeço aqui a presidenta Dilma Rousseff, que colocou a maior parte do dinheiro nessa obra, e é bom lembrar que em 2010 sua maior vitória foi exatamente aqui na Bahia e eu sei do carinho que a senhora [presidenta] tem pela terra que é a mãe do Brasil. A senhora [presidenta] está se tornando a grande fada madrinha da mobilidade urbana na primeira capital do Brasil", disse o governador.
Rótula do Quiabo
Na oportunidade, a presidenta Dilma brincou ao questionar sobre a origem da nomenclatura Rótula do Abacaxi." Vim aqui há cinco anos para ver essa obra, quando ainda era apenas um sonho, e queria saber o porquê do local se chamar Rótula do Abacaxi. O governador me disse que era um verdadeiro 'abacaxi', mas agora vai propor mudar o nome para Rótula do Quiabo, porque o trânsito só vai deslizar agora", comentou a presidenta.
Dilma ainda destacou a relevância de se realizar uma obra desse porte. "Quando sobrevoei os 4,3 Km da Via Expressa, percebi a complexidade de se construir uma obra no meio da vida normal e cotidiana de uma cidade do tamanho de Salvador. Eu acredito que será uma obra que vai fazer aquilo que as obras tem que fazer, que é garantir qualidade de vida, que a vida das pessoas melhore. Quando você tira do centro as cargas, você garante que o tráfego de veículos flua de forma mais rápida. Isso influencia na vida das pessoas diretamente, porque elas perdem menos tempo no trânsito, passa a ter mais tempo para ficar com a família, para jogar uma bola..."
O deputado Zé Neto (PT) parabenizou o empenho e trabalho do governador Wagner e da presidenta Dilma na realização dessa importante obra para Salvador e para Bahia. “A Via Expressa é uma das mais importantes obras da história de Salvador. E nas últimas décadas, sem nenhuma dúvida, é a maior intervenção de infraestrutura realizada na cidade. Vai melhorar todo o fluxo de carro, tanto da BR 324 para o Porto, como em diversas localidades da cidade, interligando bairros melhorando a fluidez do tráfego”, comemorou o parlamentar.
Mobilidade Urbana
Na estrutura viária de hoje trafegam na Bonocô (da Fonte Nova para o Iguatemi) cerca
de 2.030 veículos de carga/dia, sendo 1569 caminhões e 461 carretas. Com a Via Expressa
o fluxo estimado é de pelo menos 3.500 veículos de carga/dia. Somam-se a esses caminhões e carretas que circularão no novo elo logístico integrador outros 59,5 mil veículos leves e ônibus, o que deve gerar uma média de 63 mil veículos por dia na via, liberando o fluxo no trânsito de hoje. Não seria otimismo prever diminuição dos congestionamentos.
O trajeto da via vai passar por Água de Meninos, Ladeira do Canto da Cruz, Estrada da Rainha, Largo Dois Leões, avenida Heitor Dias, Rótula do Abacaxi, Ladeira do Cabula e Acesso Norte.