Apelidado de 'Pai do Leite' na Bahia, Z Neto participa da abertura do Interleite Nordeste 2013

O I Simpósio Internacional sobre Produção Competitiva de Leite, que acontece pela primeira vez na região, é sediado em Salvador

O deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, participou na manhã desta quarta-feira (6) do Interleite Nordeste 2013, evento realizado no Grand Hotel Stella Maris, em Salvador. A Bahia foi o estado escolhido para sediar, pela primeira vez, o evento na região, já que o estado produz 40% de todo o PIB da indústria leiteira nordestina.

Apelidado pelo ex-secretário estadual da Agricultura, Roberto Muniz, como "Pai do Leite na Bahia", por seu esforço em prol da estruturação da cadeia do leite no estado, Zé Neto começou sua fala destacando a importância do cultivo de mudas de palma forrageira, distribuídas no interior do Estado, pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), a fim de alimentar o gado leiteiro frente às intempéries climáticas. De acordo com o parlamentar, a cultura da palma não era tão forte como agora, mas hoje está promovendo mudanças significativas para os pequenos produtores baianos, tendo sido uma das mais importantes ações para o convívio com essa seca aqui da Bahia.

“É uma satisfação do governo do Estado, que desde o começo, com a parceira da Faeb, tem criado um conjunto de ações. A Câmara Técnica do Leite foi criada, fizemos com que a política fiscal fosse remodelada e abrimos um diálogo fiscal mais permanente, não só com o setor do leite, mas também com o setor de carne. Estaremos sempre abertos a esse diálogo fiscal, e principalmente ao diálogo que é feito no sentido da estruturação da cadeia. A estrada é longa, nós sabemos das dificuldades, muito ainda há para se fazer no país e nesse estado, mas tenham a convicção que esse encontro de hoje já é uma demonstração clara de que a cadeia produtiva do leite está no caminho certo, se fortalecendo, na busca de conhecimento, de novas tecnologias e soluções para o crescimento do setor na Bahia”, disse Zé Neto.

Segundo o presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Leite do Estado da Bahia (Sindileite/BA), Paulo Cintra, o encontro nesse momento de seca em boa parte do estado é muito importante. "É o momento ideal para que a gente possa estar trazendo ideias de capacitação, de gestão, novas metodologias de obtenção de alimentação para os animais, além de trazermos questões focadas na questão da estiagem, no Nordeste", afirmou.

Ainda de acordo com Cintra, "o momento é de total superação". "A Bahia vive duas situações: o extremo sul que está muito bem, e o extremo norte do estado que vive a situação da seca. Tivemos o fechamento de alguns laticínios, mas estamos levando novas tecnologias para a região Norte, tecnologias de irrigação e pegar momentos, como de hoje, como momentos de superação", completou.

Trabalho dos governos federal e estadual

O governo estadual, em parceria com o governo federal, já distribuiu toneladas de milho no interior da Bahia. Só na Bahia, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) tem R$ 300 milhões investidos para a construção de cisternas. Já foram construídas mais de 90 mil cisternas, e até o ano que vem serão feitas 200 mil, só na Bahia.

Presentes

O I Simpósio Internacional sobre Produção Competitiva de Leite está recebendo produtores de leite de todo o país, e de fora do Brasil, além de técnicos, professores e estudantes do setor. A abertura do evento contou com a participação de autoridades como o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Ba (Faeb), João Martins; o presidente do Sindileite, Paulo Cintra; e o diretor executivo da AgriPoint, Marcelo Pereira de Carvalho. 

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323