Distritos Ipuau e Bonfim de Feira so contemplados com mudas de palma adensada

Segundo Neide Lopes, engenheira agrônoma da EBDA, o plantio da palma adensada garante maior produtividade em menor área

Nesta quinta-feira (07), o Mandato da Luta representou o deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, Zé Neto (PT), no ato de entrega de mudas de palma adensada através da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), nos distritos de Ipuaçu e Jaguara em Feira de Santana, com a finalidade de assegurar a alimentação dos animais no período de estiagem.

Este tipo de palma diminui o espaço entre as mudas e com isso quem ganha é o agricultor. Em um hectare de terra será produzida cerca de 500 toneladas de palma, quantidade suficiente para alimentar 40 vacas, por exemplo, durante seis meses.

A distribuição das mudas de palma no distrito de Ipuaçu aconteceu pela manhã e a do distrito de Bonfim de Feira durante a tarde desta quinta (07). Sendo que o distrito de Ipuaçu recebeu 100 mil mudas e Bonfim de Feira 38 mil.

Além do Mandato do deputado Zé Neto, estiveram presentes a gerente regional da EBDA, Edilza Reis, a equipe técnica da unidade e cerca de 35 agricultores familiares do distrito de Ipuaçu e 38 agricultores no distrito de Bonfim de Feira.

O chefe de gabinete do deputado, Tarcisio Branco, falou da satisfação de participar desse ato. “É uma felicidade enorme poder estar presente nesse momento importante, vendo que o governo do Estado em parceria com o governo Federal promove programas para minimizar os problemas em decorrência da seca. Desejo sorte a todos os agricultores pela conquista”, disse.

Na oportunidade, foi ministrada uma palestra de orientação técnica pela engenheira agrônoma da EBDA, Neide Lopes, e ao final a equipe técnica fez uma demonstração de como plantar a palma adensada.

Compromisso

Assim que os agricultores receberam as mudas, assinaram um termo de compromisso de devolução de mudas de palma para outros agricultores. “Depois de um ano o agricultor passará mil mudas para outro. A idéia é ampliar as áreas de plantio na Bahia, fazendo com que criadores tenham reserva de alimentação para os rebanhos”, disse a gerente Edilza Reis.

Convivência com a seca

O governo do Estado em parceria com o governo Federal vem desenvolvendo ações para amenizar os transtornos que seca causa aos agricultores. Através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), municípios da Bahia foram beneficiados com equipamentos agrícolas. Em maio deste ano, o governador Jaques Wagner esteve em Feira de Santana para entregar cerca de 60 retroescavadeiras e 40 motoniveladoras.

A extensão do sistema de abastecimento de água para as regiões do semiárido também é foi outro avanço nesse sentido. No mês de setembro, 165 famílias da localidade de Caboronga foram beneficiadas com a implantação de quase 3 km de rede de água através do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) de Santo Estevão. A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) investiu cerca de R$ 200 mil no projeto que beneficia com água tratada e canalizada a população que antes não tinha abastecimento regular de água. O distrito de Jaguara também já está sendo beneficiado com o Programa Água para Todos com ampliação de 42 km na rede abastecimento entre Ipuaçu e Jaguara.

As ações do governo tem a finalidade de aumentar a segurança produtiva e melhorar a estrutura dos produtores rurais durante a estiagem, permitindo que a população conviva com a seca.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323