Mandato da Luta participa da distribuio de mudas de palma adensada em Anguera

A EBDA distribuiu 45 mil mudas de palma adensada para agricultores familiares do município.  

O município de Anguera foi mais um dos contemplados com o Programa de Segurança Alimentar do Rebanho, que visa aumentar a segurança produtiva e melhorar a estrutura de produtores rurais durante a estiagem. A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) distribuiu, na tarde desta sexta-feira (08), 45 mil mudas de palma adensada para agricultores familiares do município.

O mandato do deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, foi representado pelo chefe de gabinete Tarcisio Branco. Também participaram do ato de entrega a gerente regional da EBDA, Edilza Reis, equipe técnica do órgão e representantes do município.

Tarcisio Branco destacou a importância do programa para a região semiárida e elogiou a forma como ele é conduzido. “O interessante é que esse programa confere responsabilidade, pois, o agricultor que recebe a muda tem o compromisso de repassar para outros no futuro. Isso possibilita a expansão desse trabalho, que é muito importante, haja vista, que temos vários agricultores em situação de vulnerabilidade aqui na região”, concluiu.

Antes da entrega das mudas a engenheira agrônoma do órgão, Neide Lopes, ministrou uma palestra sobre o cultivo da planta. Na oportunidade os agricultores puderam tirar dúvidas sobre a plantação e colheita da palma adensada. Além da palestra a equipe demonstrou na prática qual a maneira adequada de plantar e colher a palma.

O diretor da secretaria de Agricultura Marcelo Spínola acredita que se as orientações da EBDA forem seguidas, o rebanho terá uma alimentação de qualidade e os agricultores estarão preparados para os períodos de seca.

O secretário de Agricultura de Anguera, José Gonçalves, comemorou o momento, pois programa traz uma alternativa que há muito se buscou para o município, que é uma forma de conviver com a seca. “Há anos que nós viemos tentando criar alternativas para a convivência com a seca, mas muitos agricultores tinham dificuldade para adquirir as palmas. Esse programa vai dar condições para que o trabalhador tenha seu banco de alimentos e possa distribuir também para outros agricultores, e futuramente se tornar sustentável”, concluiu.

O programa

O governo do Estado, através da Diretoria de Pecuária da EBDA, desenvolveu o Programa de Segurança Alimentar do Rebanho da Agricultura Familiar desde setembro de 2011. O programa faz parte das ações do governo que visam amenizar os transtornos que a seca causa aos agricultores. Utilizando a palma como base alimentar, o agricultor familiar terá uma reserva de alimentos para os animais, e no período de estiagem o continuará alimentando seu rebanho com qualidade.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323