Feira de Santana foi a segunda cidade a receber a audiência Pública para a apresentação do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) da Bahia

O ZEE é um dos instrumentos da Política Nacional e Estadual de Meio Ambiente, que tem como finalidade o Ordenamento Territorial.

Feira de Santana sediou durante toda esta quinta-feira (14), a audiência pública com a participação dos territórios: Bacia do Jacuípe, Piemonte do Paraguaçu, Portal do Sertão e Vale do Jiquiriçá, para apresentação do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) do Estado da Bahia, no auditório do Centro Comunitário Ederval Fernandes Falcão, realizada pelas Secretarias do Meio Ambiente (Sema) e Planejamento (Seplan).

Estiveram presentes o secretário do Meio Ambiente, Eugênio Spengler; a diretora do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - Inema, Márcia Telles; o superintendente de Planejamento Estratégico da Seplan, Ranieri Muricy Barreto - representando o secretário do Planejamento do Estado, José Sérgio Gabrielli e representantes dos territórios.

As audiências do ZEE da Bahia estão acontecendo desde o dia 12 em diversas cidades do estado. O município de Seabra, localizado a 478 quilômetros de Salvador, foi o primeiro a receber a audiência.

OBJETIVO DO ZEE - tem como objetivo orientar o planejamento, a gestão, as atividades e as decisões do poder público, do setor privado e da sociedade em geral, relacionadas ao uso e ocupação do território, considerando as potencialidades e limitações do meio ambiente físico, biótico e socioeconômico, com vistas à implantação prática do desenvolvimento sustentável. A ação possibilita a incorporação das variáveis ambientais, nos projetos realizados pelo governo, por meio do diálogo com a sociedade, além de desenvolver alternativas de melhor uso dos recursos naturais e propor tecnologias sustentáveis.

A ação é um instrumento da Política Nacional e Estadual de Meio Ambiente (Lei Federal nº 6.938/81, Decreto Federal n.º 4297/02 e Lei Estadual nº 10.431/06).

ZONAS – O território baiano foi dividido em 36 zonas que reúnem características físicas, ambientais e socioeconômicas similares. São propostas diretrizes gerais e específicas visando o uso e a conservação da biodiversidade e dos recursos naturais, com orientações relacionadas ao uso e ocupação do solo em cada Zona, considerando a sua vulnerabilidade natural e social, fragilidade ambiental e potencialidades socioeconômicas.

Confira as datas das próximas audiências públicas:

19/11 – Territórios: IItaparica/Piemonte Norte do Itapicuru/Sertão do São Francisco

Local: Juazeiro (UNEB)

20/11- Territórios: Bacia do Rio Corrente/Bacia do Rio Grande

Local: Barreiras (Hotel Solar das Mangueiras)

21/11 – Territórios: Agreste de Alagoinhas-Litoral Norte/Semi-árido Nordeste II/Sisal

Local: Alagoinhas (Hotel Áster)

22/11 – Território: Velho Chico/Bacia do Paramirim

Local: Ibotirama (Hotel Serra do Rio Médio)

25/11 – Território: Médio Rio das Contas/Vitória da Conquista/Médio Sudoeste da Bahia/Sertão Produtivo

Local:  Jequié (Universidade do Sudoeste da Bahia – UESB)

27/11 – Território: RMS/Recôncavo/Baixo Sul

Local: Salvador (Hotel Sol Bahia)

29/11 – Território: Costa do Descobrimento/Litoral Sul/Extremo Sul

Local: Porto Seguro (Centro Cultural e de Eventos do Descobrimento)

 

Para mais informações, acesse o site do ZEE clicando aqui

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323