Ibirataia ganha unidade demonstrativa do Leite Bahia

Com esta, já são mais de 70 UDs implantadas em várias regiões da Bahia

“Esta região tem potencial para ser uma das grandes bacias leiteiras do Estado”, disse o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, ao implantar, nesta quarta-feira (13) no município de Ibirataia, a primeira Unidade Demonstrativa (UD) do Plano de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira (Leite Bahia), no Território de Identidade Médio Rio das Contas.

Com esta, já são mais de 70 UDs implantadas em várias regiões da Bahia. Salles explicou que as UDs tem o objetivo de aperfeiçoar o plano e corrigir as possíveis falhas, para então ser lançado oficialmente em todo o Estado, com o objetivo de fazer com que a Bahia alcance a sustentabilidade e autossuficiência na produção de leite. Hoje o Estado produz 1,2 bilhão de litros de leite, enquanto que o consumo chega a 1,6 bilhão.

O evento foi realizado no plenário da Câmara de Vereadores do município, com as presenças de centenas de produtores, líderes de associações e de sindicatos de trabalhadores, e prefeitos dos municípios da região. O Plano Leite Bahia foi apresentado por seu coordenador estadual, Aroldo Matos, em ato que teve as presenças do superintendente de Desenvolvimento da Agropecuária da Seagri (SDA), Raimundo Sampaio; diretor de Agricultura da Seagri, Henrique Heitor; secretário executivo da Câmara Setorial do Leite, Robson Liger; do prefeito da cidade, Marco Aurélio Almeida, e do representante do território de Identidade, Edvar Bastos, além do presidente da Câmara, Caio Pina.

De acordo com o secretário, a Bahia possui o terceiro maior rebanho leiteiro do País, mas é o 25º no ranking nacional de produtividade, com a marca de 560 litros/ano por vaca ordenhada, enquanto que em estados como Pernambuco e Alagoas a produtividade é de 1.500 litros/ano por vaca ordenhada. “É essa realidade que queremos mudar, e vamos alcançar esse objetivo com o plano estadual do leite, que lançaremos assim que concluirmos os testes que estamos realizando com as UDs”, afirmou. O plano visa também promover o desenvolvimento econômico e social da cadeia produtiva do leite no Estado.

O secretário destacou que o Plano Leite Bahia é uma ação transversal, com a participação de várias secretárias estaduais, a exemplo da Seagri/Adab/EBDA; Sema; Sedes; Sedir/Car; Infraestrutura; Ministério da Agricultura (Mapa). Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA); movimentos sociais, Federação da Agricultura do Estado da Bahia (Faeb) e diversos laticínios parceiros.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323