Cerca de quinze associações representativas de classes dos municípios de Valença, Cairu e região, estiveram reunidas na cidade de Valença, na manhã desta sexta-feira, 5 de dezembro, com o deputado estadual Zé Neto. O encontro foi articulado pela Associação de Transporte Marítimo (ASTRAM) e teve o objetivo de propiciar o diálogo direto entre a sociedade civil organizada e o poder público estadual, representado pelo parlamentar, que tem participado e conduzido discussões sobre o transporte hidroviário na Bahia, no que tange principalmente à questão da regulamentação do sistema, proposição que já se encontra em tramitação no poder executivo estadual.
Na reunião estiveram presentes representantes de comunidades quilombolas de Valença, dos transportes marítimos, de partidos políticos, artesões; além do presidente da ASTRAM, Romilson Muniz; do membro do Instituto Jovem de Valença, Ítalo Azevedo; de representantes do poder legislativo municipal, o vereador de Cairu, Cláudio Brito, dos agentes comunitários de saúde, Roque dos Santos e membros das comunidades.
O presidente da ASTRAM salientou o apoio expressivo do deputado na luta em prol de um sistema de transporte marítimo mais digno e o compromisso da entidade que tem contribuindo significativamente com o desenvolvimento turístico, econômico e social em Valença e região. Ítalo Azevedo, representante do Instituto Jovem de Valença, propôs a criação de uma secretaria estadual da Juventude para intensificar a elaboração de políticas públicas e ações para os jovens.
De acordo com Zé Neto, “independente das relações partidárias não se pode excluir ninguém. Temos que ampliar e avançar para melhorar as relações gerais, e nesse momento, não tem religião, nem cor, nem partido. As associações têm que ter essa reflexão e nós estamos à disposição para discutir com todos a busca de um caminho coletivo que procure resolver, a partir de políticas públicas e de uma intervenção mais coerente, tanto do governo dentro das associações, como da gente motivando vocês, os problemas apontados pela sociedade”, destacou o parlamentar, referindo-se à importância da sociedade está organizada.
Os presentes expuseram ainda as dificuldades enfrentadas pelas entidades, em especial o acesso aos programas dos governos federal e estadual, inviabilizado pela falta de projetos adequados, ratificando na ocasião, a necessidade de capacitação e treinamento da sociedade para elaboração dos projetos.
Na ocasião, o deputado Zé Neto propôs a realização de um seminário entre janeiro e fevereiro do próximo ano, para apresentar os programas e projetos dos governos federal e estadual, discutir e organizar as demandas apontadas pelas comunidades locais, buscando ações efetivas.
Outro assunto abordado na ocasião, referiu-se à precariedade das embarcações administradas pela TWB, dos terminais marítimos e do serviço de atendimento prestado aos moradores locais e turistas. Essas e outras questões têm sido pauta de diversas reuniões e debates, entre o Estado, TWB (empresa responsável pelo sistema), sociedade e representantes do poder legislativo, diante da insatisfação dos usuários.
Após a reunião, o parlamentar seguiu acompanhado do presidente da ASTRAM e demais membros, observando de perto as condições físicas e estruturais do terminal Bom Jardim, conhecido popularmente como Atracadouro, situado no município de Valença. De lá a comitiva visitou ainda Morro de São Paulo, Gamboa do Morro e Galeão, todos os distritos do município de Cairu.
No geral, em todos os terminais que visitou, o parlamentar pode constatar que há uma crescente insatisfação por parte dos usuários e trabalhadores do transporte marítimo, com a administração da TWB, bem como pode ser visualizado as condições precárias dos diversos atracadouros, especialmente o de Morro de São Paulo, local considerado um dos principais destinos turísticos do Brasil.
No final da tarde o parlamentar ainda visitou o Terminal Marítimo de Valença, administrado pela ASTRAM e que tem segundo moradores, prestado um serviço com qualidade aos usuários.