Durante os dias, 05, 06 e 07 de dezembro, a Chácara da Luta, em Feira de Santana, esteve repleta de agentes comunitários de saúde e de endemias, durante o I Seminário de Formação Sindical da CUT Socialista e Democrática (CSD). O evento contou com o apoio dos mandatos do deputado federal Walter Pinheiro e do deputado estadual Zé Neto, que esteve presente no sábado e domingo.
Durante o evento, os participantes discutiram sobre o papel do agente na construção do Sistema Único de Saúde (SUS) e o histórico do movimento sindical. Afonso Florence, secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, esteve presente ao encerramento do encontro, fazendo uma explanação sobre a história dos movimentos sociais e sindicais.
Os prefeitos eleitos de Lençóis, Marcos Airton, e Manuel, de Nova Fátima, também participaram do evento, ouvindo as reivindicações dos agentes.
O deputado Zé Neto mantém uma relação de proximidade e respeito com os agentes há mais de 15 anos. Durante o encontro, reforçou que vai continuar lutando pela categoria. “Temos a concepção de formar um estado e um país melhor para todos. Nós fomos forjados na luta, nas organizações coletivas. Agora, nós temos que trilhar o que a gente quer daqui para frente”, afirmou Zé Neto.
Os agentes comunitários de saúde e de endemias também discutiram sobre a melhoria salarial, de segurança, desprecarização dos vínculos, dentre outros temas pontuais da categoria.
Zé Neto também relembrou a sessão especial que reuniu milhares de agentes de vários municípios em um dia de sexta-feira, na Assembléia Legislativa, este ano. “Ninguém acreditou que a sessão iria contar com a participação de tantas pessoas. Primeiro, porque sexta-feira não é um dia movimentado na Assembléia. E segundo porque faltava uma semana para as eleições. Mesmo assim, contamos com a participação de três mil agentes comunitários de saúde e de endemias de vários municípios da Bahia”, finaliza o parlamentar.