Z Neto participa da abertura do 2 Encontro de Prefeitos da Bahia, em Camaari

Evento que discutiu "Educação e Tecnologia” contou com a presença da ministra Ideli Salvatti e do governador Jaques Wagner

O deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, participou na noite desta segunda-feira (18) da abertura do 2º Encontro de Prefeitos da Bahia, no Resort Vila Galé Maré, em Camaçari, promovido pela União dos Municípios da Bahia (UPB) com o apoio do Governo do Estado. Com o tema "Educação e Tecnologia”, o evento contou neste primeiro dia com a presença de autoridades como o governador Jaques Wagner e a ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência, Ideli Salvatti.

O intuito do encontro é aprimorar o conhecimento sobre gestão educacional, através de palestras de especialistas na área, stands de produtos e serviços, debates, mesas temáticas e o acolhimento das demandas dos municípios por técnicos de 13 ministérios do Governo Federal.

Na oportunidade, o deputado Zé Neto parabenizou a presidenta da UPB, Mária Quitéria, pela iniciativa, que para o parlamentar funciona como um momento de reflexão, para que os prefeitos possam levar suas demandas para serem discutidas, “conseguindo com isso mostrar ao Estado as agruras dos seus municípios”.

O parlamentar ainda comentou que o tema escolhido para o encontro deste ano é "muito oportuno". "Demonstra claramente que antes de nós buscarmos apenas o recurso, temos que também buscarmos o planejamento e a tecnologia necessária para que o recurso seja aplicado adequadamente. Trazer e aplicar novas experiências, novas técnicas, principalmente na educação que é a grande mola propulsora do desenvolvimento real de qualquer país, e no Brasil não tem sido diferente”, completou.

Durante a abertura, o governador Jaques Wagner destacou a importância da UPB em reunir os prefeitos para que haja uma reflexão, principalmente este ano, num momento “tão duro”, segundo ele, do ponto de vista fiscal. “Saídas engenhosas, programas criativos, melhores práticas são sempre importantes de serem compartilhadas. É claro que a verba é importante para o município, mas a gestão do projeto é tão importante quanto. Uma boa prática, uma boa ideia é que faz render o dinheiro”, disse.

Jaques Wagner falou também do esforço do Estado para continuar melhorando a educação na Bahia. “Nós temos o orgulho de ter tirado a Bahia de uma condição muito ruim, alfabetizando mais de 1,1 milhão de pessoas, com o maior programa de educação do país. E nada disso funcionaria sem a parceria com os prefeitos e com as cidades. Fora a geração de milhares de empregos, sendo que 68% desses empregos foram gerados no interior do estado, não na região metropolitana”, disse.

De acordo com a ministra Ideli Salvatti, os municípios baianos não recebem apoio dos governos federal e estadual somente no âmbito da educação. Outras ações estão sendo realizadas aqui, que vão desde a mobilidade, como a Via Expressa e o metrô de Salvador, até o recebimento de médicos, através do programa Mais Médicos, além de obras no interior, de saneamento, de creches, recebimento de maquinários, e outros equipamentos especialmente para municípios do semi-árido.

“Esse encontro serve para que possamos aproveitar para estreitar e aprofundar a relação com os municípios baianos. A orientação da presidenta Dilma é para que trabalhemos em parceria com todas as prefeituras. Só em relação aos Mais Médicos, até o final deste mês, 782 médicos estarão atuando em 365 municípios baianos. Esperamos que todos nós tenhamos a capacidade de melhorar a vida do povo baiano e brasileiro”, considerou a ministra.

Programação

Antes da abertura oficial, à tarde, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, também se fez presente ao evento. Ele discutiu, durante palestra, políticas públicas de educação voltadas para os municípios.

Na tarde desta terça, a programação segue com a palestra "A transversalidade entre os programas do governo: Saúde, Educação e Assistência Social", comandada por Mozart Sales, secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde. Logo em seguida haverá a palestra do secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, que irá tratar dos "Novos Caminhos para o Desenvolvimento" da Bahia. O evento vai até esta quarta (20).

Demais presentes

 

Se fizeram presentes também, durante a solenidade de abertura, o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo; os senadores Walter Pinheiro e Lídice da Mata; a presidente da UPB, Maria Quitéria; deputados federais e estaduais; o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA), Paulo Maracajá; o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-BA), Justiniano Zilton Rocha, entre outros.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323