Z Neto cobra a ministra Ideli Salvatti votao do projeto de lei que estabelece Piso Salarial dos Agentes de Sade

PL 7495/06, que estabelece o piso nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), também foi assunto de conversa do deputado com a presidenta Dilma Rousseff
 
O deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, conversou com a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, na última segunda-feira (18), quando cobrou dela o empenho junto à Presidência pela votação do PL 7495/06, que estabelece o piso salarial nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE). O projeto está na pauta de votação da Câmara dos Deputados desta quarta-feira (20).
 
A conversa entre o deputado e a ministra se deu durante o 2º Encontro de Prefeitos da Bahia, realizado no hotel Vila Galé, em Guarajuba, na última segunda (18). Na ocasião, Zé Neto, que acompanha a luta da categoria há mais de 20 anos, lembrou a ministra que os Agentes de Saúde dão assistência a mais de 60% da população brasileira na atenção básica, e que na maioria do país estão submetidos a receber salários que não ultrapassam o mínimo.
 
De acordo com o parlamentar, o trabalho desses agentes tem sido fundamental na resolução da atenção básica em todo o país, "o que não condiz com o valor recebido pela maioria dos profissionais." 
 
"É bom lembrar também que os estados, entre eles a Bahia, conseguiram avançar na regulamentação junto aos municípios, mas que tanto municípios quanto estados não dispõem de recursos para avançar no atendimento das reivindicações justas dos Agentes”, pontuou Zé Neto.
 
Resposta de Ideli
 
Ouvindo a explanação do deputado, a ministra Ideli colocou que o governo tem encontrado dificuldade de resolver a questão em virtude de haver várias outras categorias, inclusive da saúde -- enfermeiros, técnicos de enfermagem e até médicos --, que querem resolução acerca do piso nacional, como também outras categorias de outros setores como policiais, que esperam o mesmo pleito. No entanto, a presidenta Dilma Rousseff, que tem um carinho especial pelos Agentes, continua debruçada sobre o assunto, e espera que se encontre uma saída. Segundo Ideli, o Governo vem tendo dificuldades para atingir suas metas fiscais neste ano, e projetos que impactam nas contas públicas têm sido analisado com bastante cuidado.
 
Conversa com Dilma
 
Além do diálogo com Ideli Salvatti, que avançou no aprofundamento das questões, o deputado Zé Neto também conversou com a presidenta Dilma, com quem esteve durante a inauguração da Via Expressa, no último dia 1º, tratando do mesmo assunto. O parlamentar tem se empenhado em conversas com ministros, senadores e deputados federais buscando sensibilizar o Governo sobre a importância em atender “a esse exército de profissionais que há muito esperam uma solução definitiva para o impasse”.
 
História de Zé Neto com os Agentes de Saúde
 
Zé Neto foi o primeiro advogado da Associação de Agentes Comunitários da Bahia, há 22 anos, em Feira de Santana, antes de começar a vida na política. Foi um dos membros do grupo nacional responsável pela elaboração da Emenda 51, que resultou numa das maiores conquistas da história da categoria no Brasil, quando os Agentes conseguiram mudar a Constituição e garantir a tão sonhada estabilidade para toda a categoria no Brasil. Desde então, milita ao lado dos ACS e ACE, acompanhando de perto todas as questões que envolvem estes profissionais, aos quais costuma se referir como "Exército do Bem".

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323