Em reunião intermediada por Zé Neto, secretário Jorge Solla propõe que Hospital Dom Pedro de Alcântara se torne referência em obstetrícia

Direção da unidade, que será visitada pelo secretário na quarta, avalia proposta; também estão agendadas visitas ao Hospital Mater Dei e ao médico cubano Isoel Gomez Molina
 
O deputado estadual Zé Neto (PT) intermediou uma reunião entre o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, e membros da diretoria do Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA), na noite desta segunda-feira (25), na sede da Secretaria estadual da Saúde (Sesab), em Salvador.
 
Paulo César Barreto Carneiro, recém empossado como provedor da Santa Casa de Misericórdia de Feira (mantenedora do HDPA), juntamente com o professor Jodilton Souza, presidente da Incardio (setor de cardiologia do centro médico), e André Guimarães, cirurgião cardíaco, trouxeram ao titular da Sesab questionamentos e propostas para incrementar o atendimento na unidade. 
 
O secretário prometeu analisar as demandas, mas, desde já, falou sobre a intenção de transformar a unidade num centro de referência em obstetrícia. “A ideia é que a gente tire esse tipo de serviço do Hospital Geral Clériston Andrade e passe a ter o Hospital Dom Pedro como principal centro para realização de partos”, sugeriu, destacando a viabilidade de se buscar recursos para o projeto, tanto dentro de programas federais como o Rede Cegonha, quanto através do Banco Mundial e outras fontes.
 
Intermediador do encontro, Zé Neto disse ver com bons olhos a proposta. “Se essa ideia for levada adiante, o HDPA, que já tem serviços de cardiologia e oncologia de primeiro mundo, passará a ser também um centro de obstetrícia altamente qualificado. Vamos estudar essa possibilidade e ver como levar isso adiante”, afirmou, lembrando que com a mudança, o HDPA poderia inclusive desenvolver expertise para acompanhamento de gravidez de risco.
 
"Vale lembrar que o HDPA ganhará em breve um novo setor de radioterapia, que contará com um acelerador linear, equipamento de alta tecnologia usado na cura do câncer", complementou o deputado, ao destacar os investimentos sem precedentes que vem sendo feitos na saúde de Feira de Santana.
 
Solla em Feira na quarta
 
Na manhã da próxima quarta-feira (27), o secretário Jorge Solla agendou uma visita à Santa Casa de Misericórdia, onde voltará a discutir o projeto de referência em obstetrícia, bem como as outras demandas apresentadas pelos dirigentes da Santa Casa nesta segunda.
 
O secretário, juntamente com Zé Neto, também irá visitar o Hospital Mater Dei, no Caseb. O objetivo será conhecer as instalações e, mais uma vez, ampliar a discussão sobre o atendimento a gestantes no município, já que se trata de uma unidade especializada.
 
Médico cubano do Viveiros
 
O secretário Jorge Solla confirmou ainda uma visita de cortesia ao cubano Isoel Gomez Molina, médico do Posto de Saúde da Família do bairro Viveiros, na mesma data. 
 
O profissional, que participa do programa Mais Médicos, foi acusado na semana passada por uma médica brasileira e pelo vereador feirense José Carneiro (PSL) de ter receitado 40 gotas de dipirona a um menino, que deveria tomar no máximo 10 gotas. Após a repercussão, a mãe do paciente defendeu Molina, informando que ele explicou corretamente a maneira com que a medicação deveria ser administrada. Na última sexta (22), a coordenação do Mais Médicos na Bahia confirmou que a dosagem estava correta, conforme o fracionamento em quatro vezes indicado na receita.
 
O profissional retornou ao posto nesta segunda, e foi recebido com cartazes e faixas de apoio feitas por moradores do Viveiros.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323