Z Neto discute alternativas para levar gua potvel e outras melhorias zona rural de Candeal

Na noite desta sexta-feira (29), o deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, dirigiu-se à zona rural do município de Candeal, para se reunir com lideranças políticas e vereadores da cidade. Além de ouvir as demandas da população, o parlamentar voltou a discutir a viabilidade do fornecimento de água no distrito de Chapada e propôs o cultivo da palma, com a finalidade utilizá-la como fonte de alimentação animal em períodos de longa estiagem. “ A reunião deixa um saldo bastante positivo, tanto por possibilitar conhecer melhor as demandas específicas, como por permitir levantar dados técnicos em relação ao fornecimento de água potável para a região”, avalia Zé Neto.

Enfrentamentos

Localizado no sertão baiano, Candeal enfrenta dois pontos que dificultam bastante o fornecimento de água, principalmente para as áreas rurais do município: o fator climático, que quase não permite a ocorrência de chuvas, e o elevado nível de sal nas águas subterrâneas, situação que impossibilita o consumo humano da água do subsolo mesmo com o uso de dessalinizador. 

Para Zé Neto, a situação se constitui como um desafio a ser superado. “Precisamos encontrar uma alternativa quanto ao fornecimento de água, seja através de cisternas, da insistência no uso dessalinizador associado a abertura de novos poços ou a possibilidade de expandir as novas redes que têm sido implantadas em algumas cidades, ainda que distantes”, completou. Para a próxima semana já estão agendadas novas reuniões com dirigentes da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e da Companhia de Engenharia Ambiental e de Recursos Hídricos da Bahia (CERB).

Cultivo de palma 

Com o objetivo de garantir a alimentação do gado e manutenção do rebanho, durante a reunião foi proposto aos moradores o programa de cultivo da palma, planta típica das regiões secas, eficaz pela sua capacidade de acumular água. “ Iniciaremos o programa com uma média de 100 produtores, com possibilidade de ampliação em um curto espaço de tempo”, afirmou o deputado. Em condições adequadas de cultivo, é  possível a produção de até 400 toneladas/ano por hectare plantado. O programa é gerido pela EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola). A lista com a relação dos primeiros produtores que receberão as sementes deverá ser direcionada ao órgão responsável ainda este ano. A escolha dos mesmos será feita pela própria população.

Também foram discutidos temas como segurança pública, habitação rural e fornecimento de energia elétrica. Participaram do encontro Everton Cerqueira, liderança política com bastante expressividade na região, e cinco vereadores do município: Zé Luiz – presidente da Câmara de Vereadores de Candeal -, Francisco Amorim, José Almir Carneiro, Marizângela Ferreira Lima e Cézar Die. Moradores das diversas localidades também tiveram voz ao longo do encontro.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323