Z Neto participa da abertura oficial da 26 edio da Fenagro, em Salvador

Deputado destacou ações do governo que beneficiam milhares de produtores e agricultores no interior da Bahia


O deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, participou, neste domingo (1º), da abertura oficial da 26ª Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro 2013), no Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador. Empresários do setor, deputados e os secretários estaduais da Agricultura, Eduardo Salles; do Meio Ambiente, Eugênio Spengler; e Carlos Costa, da Indústria Naval e Portuária, estavam entre as autoridades presentes.


Na oportunidade, o líder do governo falou sobre o momento difícil pelo qual a Bahia vem passando tendo em vista o longo período de estiagem, mas que, em contra partida, os governos federal e estadual vem investindo no setor agropecuário e na agricultura familiar.


“Há uma revolução sendo feita no interior da Bahia, especialmente nas prefeituras, que chegam ao produtor rural, dando suplementos agrícolas a esses produtores, além do papel fundamental dos bancos, que estão dando o tom do mercado. Não podemos somente reclamar das dificuldades. Antes do governo Wagner, não havia câmaras técnicas funcionando, como a do leite, a do cacau, e tantas outras. Não podemos deixar de reconhecer as ações do governo, que vem trazendo milhões de litros de água potável para o cidadão baiano; o Bolsa Família, que ajuda no sustento das famílias, o maior programa social em atividade no mundo,  e muitas outras ações. E isso graças a essas caminhadas importantes, que não estão sendo feitas por um só setor”, disse Zé Neto.


Em seu discurso, o secretário Eduardo Salles também destacou ações do governo como a instalação alcançada, nesses últimos três anos, de 24 câmaras setoriais na Bahia, com planejamento para 20 anos de funcionamento; a criação de 71 novos laticínios na Bahia, no período de dois anos, somando hoje, 236 laticínios no Estado; e a venda de 150 mil toneladas de milho subsidiado aos agricultores durante o Governo Wagner, por exemplo.


“Apesar das dificuldades que passamos nesses últimos anos, por conta da seca, a Bahia tem uma agropecuária maravilhosa, rica. Conseguimos alcançar saldos positivos, mesmo com a estiagem, nos tornando o terceiro Estado que mais vendeu tourinhos, por exemplo, e com a inauguração, no ano que vem, do Laboratório de Qualidade do Leite em nosso Estado", disse Salles.


Fenagro


A maior feira agropecuária do Norte e Nordeste, uma das cinco maiores do Brasil, segue até o dia 8 de dezembro, encerrando o calendário de feiras do segmento na Bahia. De acordo com o coordenador da Fenagro, Almir Lins, a expectativa é que o evento atraia mais de 100 mil visitantes ao Parque de Exposições, movimentando aproximadamente R$ 100 milhões em negócios, por meio da venda direta e indireta de animais, maquinários, implementos e financiamentos agrícolas, além da movimentação nos 17 leilões que acontecerão durante a exposição.


A Fenagro é uma realização das associações de criadores de animais da Bahia, representadas pela Associação dos Criadores de Nelore da Bahia (ABCN), Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (ACCOBA) e Associação dos Criadores do Cavalo Mangalarga Machador da Bahia (ACCMMB). O evento conta com as parcerias do Governo do Estado, através da Seagri, e dos bancos do Nordeste (BNB) e do Brasil (BB). A feira também tem o apoio da Prefeitura Municipal de Salvador, do sistema Faeb/Senar, da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Sebrae e Petrobras.


Durante os dez dias de evento, serão expostos cerca de quatro mil animais, entre caprinos, ovinos, bovino e eqüinos. A programação contará com a exposição nacional da raça Santa Inês; exposição de cadeias produtivas; atrações voltadas para crianças; entre outras atividades. 

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323