Z Neto participa da assinatura do contrato de patrocnio do programa Semeando guas no Paraguau, em Lenis

Acompanhado do governador Jaques Wagner, do vice governador e secretário da Infraestrutura, Otto Alencar, do secretário do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, e do secretário da Casa Civil, Rui Costa, o deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, participou, nesta terça-feira (10), da assinatura do contrato de patrocínio do programa Semeando Águas no Paraguaçu. O evento foi realizado no Mercado Municipal de Lençóis e marcou o início de um conjunto de ações para promover a recuperação e preservação da cabeceira e das nascentes do Rio.

“O Paraguaçu é o grande rio exclusivamente baiano, de Barra da Estiva até a Baia de Todos os Santos. É responsável por 60% do abastecimento da capital e região metropolitana, e com esse programa nos vamos conservar, preservar e restaurar as nascentes de seus afluentes. O programa tem previsão de dois anos, vai fazer um diagnóstico e a proposição de uma série de medidas a serem adotadas”, explica o governador Jaques Wagner.

O programa Semeando Águas do Paraguaçu vai ter R$ 3 milhões de investimentos em parceria entre o Governo do Estado, Petrobras e a ONG Conservação Internacional, que será a executora das ações. “O nosso diagnóstico vai passar por 89 municípios e avaliar como está o uso do solo, a proteção aos ecossistemas naturais e como isso interfere na produção da água ao longo de toda Bacia do Paraguaçu”, afirma Carlos Alberto Mesquita, diretor para Mata Atlântica da Conservação Internacional.  

Além do diagnóstico, o programa prevê a mobilização social para a proteção das águas nas 16 cidades que formam o alto Paraguaçu, com parcerias entre prefeituras e produtores. De acordo como secretário do Meio Ambiente, o projeto vai durar dois anos e atua numa das mais importantes bacias hidrográficas da Bahia, que, além de abastecer a capital, tem alto valor natural pela sua diversidade de fauna e flora. “As características ambientais da bacia do Paraguaçu, aliada à importância da Chapada Diamantina, justificam todo cuidado que estamos tendo e mostra a atenção do Estado com seus recursos naturais”. 

Saúde em Movimento 

Ainda na Chapada Diamantina, na cidade de Seabra, está sendo realizado até o dia 11 o Programa Saúde em Movimento, que chega à sua 61ª etapa, última de 2013. Estão sendo realizadas 1,5 mil cirurgias de Catarata e três  mil atendimentos clínicos em oftalmologia. Com o encerramento das etapas deste ano, o Estado já planeja a realização de cerca de 30 etapas para 2014.  

 

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323