Feira de Santana passa a contar com um escritório regional do Instituto de Gestão das Águas e Clima (INGÁ), ligado à Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA). A solenidade de instalação e apresentação da autarquia foi realizada nesta terça-feira (23/12), na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
Representantes de associações, organizações não-governamentais, movimentos sociais, empresários e de outros segmentos da sociedade estiveram presentes para prestigiar o evento. A mesa foi composta por: Antônio Sérgio Aras, diretor do departamento do meio-ambiente da Prefeitura Municipal de Feira de Santana; Márcio Pimentel e Marcos Ferreira, representantes do SEMA; Onias Neto, gerente regional da Embasa; Jasmo Oliveira, representante do IMA/Feira; Silvio de Sousa Santos, coordenador do Ingá/Feira; Val de Maninho, prefeito eleito de Conceição da Feira; Júlio César de Sá Rocha, diretor geral do Ingá e o deputado estadual Zé Neto.
Atualmente, Feira de Santana já conta com as sedes regionais do Instituto de Meio Ambiente (IMA) e da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA). A proximidade física entre as representações dos três órgãos na cidade será importante para a execução de ações ambientais conjuntas.
Para o diretor-geral do INGÁ, Julio Rocha, a nova unidade é um importante apoio institucional no controle das políticas públicas das águas e nas ações dos comitês de bacias da região. “Este é um reconhecimento da importância do município para o Estado, no contexto das bacias do Paraguaçu e Recôncavo Norte, que não podia deixar de ter um escritório do INGÁ. A Bahia é um dos estados que mais avançam na implementação de políticas públicas para a manutenção dos recursos hídricos”, acrescenta.
O deputado Zé Neto ressaltou que é preciso ampliar ainda mais as ações para manutenção dos recursos hídricos do nosso estado, buscando e investindo recursos municipais, estaduais e federais. “Somos passageiros nesse trem e a defesa das questões singulares do nosso povo, como a manutenção da qualidade da água, que é vida, deve ser maior que as nossas posições políticas e nossos interesses individuais. Estou feliz porque a nossa cidade recebe o Ingá, certo de que o Instituto irá somar para melhorar a qualidade de vida de toda a nossa região”, destaca o deputado.
No encerramento da solenidade, o diretor geral do Ingá, Júlio Rocha, convidou o deputado para fazer a entrega da placa comemorativa da instalação do escritório a Sílvio de Sousa, que é o coordenador do Ingá em Feira de Santana.
Após a oficialização do funcionamento do Ingá em Feira de Santana, foi realizada uma visita técnica ao escritório da nova Unidade Regional, localizado à Rua Castro Alves, 1.314, no segundo andar do edifício Central Médica, no Centro de Feira de Santana.
A estrutura da nova casa do INGÁ conta com oito servidores e colaboradores, que atenderão à população da micro-região de Feira de Santana, e da Região de Planejamento das Águas do Paraguaçu e parte do Recôncavo Norte. O objetivo é descentralizar o atendimento ao cidadão, ampliando o acesso às informações e serviços ambientais e fomentando o desenvolvimento sustentável.
O Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá) foi criado pela Lei Estadual 11.050, de junho de 2008, substituindo a Superintendência de Recursos Hídricos (SRH). O Ingá é uma autarquia que tem como principal finalidade gerir e executar a Política Estadual de Recursos Hídricos e de Prevenção, Mitigação e Adaptação dos Efeitos das Mudanças Climáticas.