Representantes de cooperativas de sete municípios baianos participaram, na manhã de hoje (29/12), da reunião promovida pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), para discutir a recuperação da cadeia produtiva do leite na Bahia.
O deputado estadual Zé Neto (PT), que esteve presente no encontro, considerou a discussão importante e destacou a disposição do Governo em contribuir na busca de soluções e melhorias. O parlamentar avaliou o processo de revitalização e formalidade das cooperativas como um passo fundamental e ressaltou a importância da Conab na organização da cadeia produtiva.
Zé Neto tem participado ativamente de encontros e debates referentes à Cadeia Produtiva do Leite e objetiva a criação de uma articulação imediata para que o plano de ação possa gerar um programa geral, funcionando com rapidez, criando fóruns, seminários de capacitação e a abertura de linhas de créditos para os produtores do estado, bem como organizando em definitivo o compasso dessa importante cadeia produtiva. Na ocasião, o deputado sugeriu a realização de encontros nos municípios, promovendo reuniões nas sedes das cooperativas. “Precisamos dar uma nova feição a um segmento tão importante para o desenvolvimento de nosso estado. Esse é um passo decisivo.”, concluiu o deputado.
A superintendente da Conab, Rose Pondé, disse que o objetivo principal é firmar uma parceria entre o Estado e a Conab, empresa oficial do Governo Federal, encarregada de gerir as políticas agrícolas e de abastecimento. Ela destacou programas institucionais criados pela empresa e revelou dados com relação à atuação da Conab na área social.
De acordo com Rose, a proposta de comercialização de leite através de cooperativas está inserida no Programa Fome Zero e vêm sendo desenvolvida pelo Governo Federal juntamente com o Estadual. “Cooperativismo ainda é a solução para se fazer desenvolvimento justo com ação social”, frisou a superintendente da Conab.
Também participaram da reunião, Fábio Viveiros, representante da Casa Civil; Almir Miranda, da Cooperativa Central dos Laticínios da Bahia (CCLB); e representantes dos municípios de Pintadas, Ruy Barbosa, Ipirá, Marcionílio Souza, Baixa Grande, Santo Antonio de Jesus e Itanhém.