“Até março, mais 520 equipamentos serão entregues na Bahia. Assim, nós estamos mostrando que o governo possui estruturação para lidar com a seca que atinge não só a Bahia, mas todo o nordeste”, salientou o deputado Zé Neto, durante o evento
Mais de 1.250 equipamentos entregues na Bahia, através da ação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário. Essa foi a soma anunciada, nesta sexta-feira (24), em Feira de Santana, pelo governador da Bahia, em exercício, Otto Alencar, na entrega de 262 equipamentos novos, para 180 municípios baianos. Ao lado do secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, e do deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, foram entregues, no pátio do DERBA (Departamento de Estradas e Rodagens da Bahia), 70 caminhões pipa, 76 caminhões caçamba e 116 pás carregadeiras.
De acordo com Otto, o objetivo é que esses equipamentos está relacionado a recuperação de estradas vicinais e, ainda, na construção de reservatórios para armazenar água potável. “Os equipamentos irão ajudar os municípios da região, principalmente os que mais sofrem com a estiagem”, disse.
Otto Alencar salientou ainda que o programa tem apresentado resultados significativos para os municípios do interior da Bahia. “Eu conheço todo o semiárido, tenho viajado a Bahia inteira e você não pode imaginar o que significa para uma cidade pequena ter uma retroescavadeira para limpar o tanque que está entupido e para esperar as chuvas da trovoada, ter uma patrol para recuperar as estradas vicinais, ter um carro pipa para levar água para sertão”, pontuou.
Para o secretário da Casa Civil, Rui Costa, a ação é uma forma de ajudar municípios do semiárido que não teriam condições sequer de alugar os equipamentos. “É um número de maquinário suficiente para ajudar os prefeitos a realizar diversas obras, principalmente na zona rural, com várias tecnologias visando acumular água, possibilitando que os moradores produzam mais e vivam melhor nos períodos de estiagem”, afirmou Rui.
Na oportunidade, o deputado Zé Neto destacou a importância do dia para Feira de Santana, e para o estado da Bahia, pois, segundo o parlamentar, com a entrega desses equipamentos houve, mais uma vez, uma demonstração de sintonia entre o governador Jaques Wagner e a presidenta Dilma, fazendo que os baianos enfrentem as dificuldades da seca.
“Entendemos que a seca vai sempre existir, mas nós precisamos de equipamentos e infraestrutura para conviver com esse fenômeno climático, e manter o desenvolvimento econômico do nosso estado. Até março, mais 520 equipamentos serão entregues na Bahia. Assim, nós estamos mostrando que o governo possui estruturação para lidar com a seca que atinge não só a Bahia, mas todo o nordeste”, observou Zé Neto.
Municípios contemplados
Os municípios de Central, Andaraí, Ibitiara, Antônio Cardoso, Riachão do Jacuípe e Capela do Alto Alegre são algumas das cidades contempladas com equipamentos que totalizam um investimento de mais de R$ 80 milhões.
A cidade de Andaraí, por exemplo, recebeu dois equipamentos: um caminhão caçamba e um carro-pipa. O prefeito, Wilson Cardoso, colocou que as máquinas vão ajudar no abastecimento de água, na zona rural da região, além de colaborar para a recuperação das estradas, e transporte de material, como areia, para as famílias mais humildes que estão rebocando suas casas. “Fico honrado e feliz em receber mais esses dois equipamentos, que somados aos outros que já recebemos, ficam no total de cinco. Agradeço ao governo e ao apoio de sempre do deputado Zé Neto”, comemorou.