549 km de estradas vicinais da Chapada serão recuperados

Os habitantes dos municípios de Andaraí, Barra, Campo Formoso, Euclides da Cunha, Itaitê, Itaguaçu da Bahia, Itapicuru, Jussara, Lençóis, Marcionílio Souza, Mirante, Nova Redenção e Vitória da Conquista terão, até meados de março, melhorias significativas em mais de 549 quilômetros de estradas vicinais, que dão acesso a algumas áreas de reforma agrária desses municípios atingidos pela seca e declarados em situação de emergência por decretos municipais homologados pelo governador Jaques Wagner.

Essas obras – que consumirão recursos da ordem de R$ 19,1 milhões – são realizadas em regime de emergência devido à precariedade das estradas, que impedem, com segurança, a chegada das equipes de saúde da família, dos programas de cestas básicas e, até mesmo, em algumas localidades, a locomoção da população residente dos distritos e áreas de assentamentos para as sedes dos municípios. A solicitação das obras foi fruto de indicação da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado da Bahia – Fetag-BA, Movimento dos Sem-Terra (MST), Crédito Fundiário, Movimento da Luta Pela Terra (MLT), Movimento dos Trabalhadores Assentados, Acampados e Quilombolas (CETA), entre outros movimentos sociais.

De acordo com o diretor-executivo da CAR, Paulo Cezar Lisboa, a execução dessas obras proporcionará também a melhoria da infra-estrutura e das condições sociais das comunidades assentadas, visando um melhor escoamento dos produtos agrícolas, cujas condições atuais das estradas ameaçam a sua própria sobrevivência. Hoje, a malha viária nessas regiões encontra-se em mau estado de conservação.

As obras foram divididas em três lotes. No Lote I, cuja extensão é de 274,15 km, serão beneficiados os assentamentos Fazenda Mocó e Fazenda Santa Luzia das Gamelas, no município de Andaraí, Abreu do Pacuí, Comunitário Agropastoril de Tuiutiba e Comunitário Ouro Verde, em Campo Formoso, Produtores Rurais Fazenda Veneza, Pequenos Produtores Alto do Paraíso, Pequenos Produtores Vila Canaã e Comunitário Vertente do Cupã (Euclides da Cunha). E ainda os assentamentos Europa, em Itaitê, Caxá (Marcionílio Souza) e Moreno (Nova Redenção).

Os 143,40 km que compõem o Lote II abrangem os assentamentos Comunitário Pequenos Produtores Boa Esperança, Produtores Rurais de São Jorge, Nova Esperança do Igarité e Pequenos Produtores da Comunidade de Torrinha, situados no município de Barra, Assentamento Abobreiras (Itaguaçu da Bahia), e os assentamentos Comunitário Moradores Pequenos Produtores Rurais de Morro do Higino, Produtores Rurais Deus Dará, Produtores Rurais Fazenda Juazeiro, Produtores Rurais Novo Horizonte e Produtores Rurais Fazenda Araripina (Jussara).

Já as obras do Lote III, que compreende a extensão de 131,6 km, beneficiarão os assentamentos Bom Jesus das Urtigas e Novo Itapicuru, no município de Itapicuru, Jovens Filhos dos Produtores de Mirante e Produtores de Caboclo, em Mirante, e os assentamentos Entroncamento Arizona/Mutum I, Afrânio Fonseca Freitas, Arizona, Entroncamento BR-116/Mutum, Cedro, Lagoa Nova, Olhos D´Água Arizona e Tigre, todos situados no município de Vitória da Conquista.

Fonte: Ascom Sedir/CAR

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323