O deputado Zé Neto acompanhou o governador Wagner no lançamento oficial do programa
O governador Jaques Wagner lançou oficialmente nesta quinta-feira (08/01) o programa Internação Domiciliar em Feira de Santana. O lançamento aconteceu no Hospital Geral Clériston Andrade, durante a manhã. O deputado Zé Neto acompanhou o governador em sua comitiva.
Jaques Wagner chegou por volta de 9 horas. O helicóptero que conduzia a comitiva oficial desceu no 35º Batalhão de Infantaria. Em seguida, Wagner fez uma visita ao HGCA, unidade que está recebendo inúmeras obras de melhorias. Em seguida houve uma coletiva com a imprensa de Feira de Santana.
Wagner destacou a importância do programa Internação Domiciliar para a população. “Estamos levando atendimento para pessoas que têm dificuldade de locomoção. Dessa forma também vamos desafogar as unidades, com maior capacidade de atendimento”, informa o governador.
O secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, além de comemorar o lançamento oficial do programa Internação Domiciliar, observou as mudanças desenvolvidas no Hospital Geral Clériston Andrade. “O governo está investindo na saúde em todo o estado e Feira de Santana é um exemplo disso”, acentua.
O deputado Zé Neto enfatizou os investimentos feitos pelo governo na área de saúde no estado. “Quando o governador Wagner assumiu, encontrou a saúde na Bahia com apenas 7 municípios com mais de cinco modalidades de atendimento médico no sistema público e uma total depreciação do seu quadro funcional, desde o mais simples funcionário ao médico mais graduado, além de atraso em repasses de verbas oficiais. O Governo do Estado vem trabalhando em prol de uma saúde pública acima de caprichos, vaidades e da velha politicagem”, destacou Zé Neto.
O último compromisso do governador em Feira de Santana foi uma visita a duas residências onde o programa Internação Domiciliar já é desenvolvido. Wagner visitou paciente nos bairros Sítio Matias e Tomba, voltando em seguida para Salvador.
O PROGRAMA
A Internação Domiciliar conta com um conjunto de atividades prestadas no domicílio a pessoas que exijam cuidados especiais, mas que possam ser mantidas
Os objetivos do programa são: evitar hospitalização desnecessária, reduzir taxas de reinternações, minimizar riscos de infecção hospitalar e remanejar os pacientes nos hospitais, aumentando as vagas para atendimento.
Em Feira de Santana, o programa conta com duas equipes básicas compostas por dois médicos, duas enfermeiras, seis auxiliares de enfermagem e dois motoristas; e uma equipe matricial composta por um assistente social, um fisioterapeuta, um nutricionista, um técnico administrativo, um coordenador de equipe, um motorista e uma escrituraria.
O serviço funcionará, diariamente, das 07h às 19h. Cada equipe atenderá em média 30 pacientes/mês, que terão uma média de permanência de 30 dias no programa. O atendimento será baseado em protocolos administrativo-assistenciais, e no plano terapêutico multiprofissional, elaborado pela equipe que acompanha o paciente. O prontuário deve ter 02 vias, 01 ficará na unidade e a outra via deve permanecer no domicílio do paciente.
O lançamento oficial do programa Internação Domiciliar em Feira de Santana contou com grande número de pessoas. Estiveram presentes os secretários Jorge Solla, da Saúde; Ildes Ferreira, de Ciência e Tecnologia; deputados Zé Neto, Valter Pinheiro, Sérgio Carneiro, Eliana Boaventura (PP), prefeitos Tarcízio Pimenta (DEM-Feira de Santana), Toinho do PT (Amélia Rodrigues), Professor Jailson (Santa Bárbara), Val de Maninho (Conceição da Feira), Flamarion (Tanquinho), Rogério Costa (DEM-Santo Estêvão), vereadores, além do reitor da UEFS, José Carlos Barreto, Edilma reis, diretora do Hospital Clériston Andrade, e dirigentes de órgãos estaduais.