AL debate regularização do transporte alternativo na Bahia

O deputado estadual Zé Neto (PT), esteve presente na manhã de hoje (14/01), na audiência pública realizada pela Comissão de Infra-estrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo para tratar do transporte alternativo no estado.

A proposta foi discutir a viabilidade de legalização deste transporte através de licitações públicas, garantindo mais segurança para a população, pois embora existam linhas regulares de ônibus, estas ainda não atendem completamente às comunidades.

De acordo com o deputado Zé Neto, a regularização do sistema se faz necessária, já que o transporte alternativo supre a necessidade da população e contribui diretamente na geração de emprego e renda em todo o estado. O parlamentar destacou que existem cerca de 7 mil famílias dependentes do transporte alternativo e, com isso, deve-se garantir à população baiana um transporte adequado e que satisfaça as condições de regularidades, continuidade, eficiência, segurança.

“Vamos avaliar o projeto, que já se encontra na Casa e, logo em breve, aprovaremos dando continuidade aos passos decisivos do governo”, assegurou Zé Neto. O deputado ainda propôs ao relator, deputado Júnior Magalhães (DEM), que seja feita uma reunião com as lideranças para tratar do assunto, na próxima segunda-feira (19). Além dos deputados Zé Neto e Júnior Magalhães, o deputado Leur Lomanto Júnior (PMDB) e dois representantes das cooperativas e um da Agerba formaram uma comissão para discutir o projeto, na tentativa de inseri-lo na pauta de votação ainda nesta convocação extraordinária.

A audiência contou com a presença de representantes das associações e cooperativas dos transportes alternativos, das empresas de ônibus e da Agência Estadual de Regulamentação de Serviços Públicos de Energia, Transporte e Comunicação da Bahia (Agerba).

Conforme IBGE (2005), o Nordeste é a região onde o transporte alternativo é mais freqüente. No restante do país, a realidade também não é diferente. Os serviços alternativos como vans, kombis e lotações estão presentes em 52% dos municípios brasileiros, e em 63,3% o serviço é totalmente informal.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323