O deputado estadual Zé Neto participou na última segunda-feira (26) da solenidade de entrega dos certificados do Programa Consórcio Social da Juventude Rural. O evento foi realizado em Andaraí, na região da Chapada Diamantina. 236 jovens, com idade entre 16 e 24 anos, dos municípios de Andaraí, Mucugê, Palmeiras e Lençóis, receberam os certificados do Programa de Qualificação Social e Profissional.
A iniciativa faz parte de uma parceria entre a Associação Centro de Educação Tecnológica da Bahia (Asceteb), Governo Estadual, por meio da Secretaria do Turismo, Ministérios do Trabalho e Emprego e Desenvolvimento Agrário, além do Instituto Aliança e associações e cooperativas locais.
Os jovens foram escolhidos por meio de uma seleção promovida entre filhos de agricultores e integrantes da zona rural da região e tiveram 400 horas de atividades práticas e teóricas com oficinas de eco turismo e agricultura familiar. Além disso, muitos deles cederam 125 horas de atividades voluntárias, com direto a uma bolsa-auxílio de R$ 600, divididos em cinco parcelas.
Os cursos, segundo informações da Asceteb, tiveram uma baixa taxa de evasão (3%) e já conseguiu colocar 40% dos alunos no mercado de trabalho, antes mesmo de eles receberem o certificado.
Segundo Zé Neto esse é um momento muito importante para a região da Chapada Diamantina. “Estamos dando um tom de qualificação da mão de obra dos jovens e trazendo para a Chapada um projeto novo que é a grande semente da construção de uma escola técnica e definitiva. As próximas etapas serão alcançadas, mas essa, sem dúvida, é muito importante e já chega como um passo definitivo num horizonte onde o aperfeiçoamento, a qualificação e o aprimoramento da mão de obra sejam o tom de uma Chapada moderna, que tenha turismo, produção agropecuária, produção mineral, enfim que tenha uma economia forte”, salienta Zé Neto.