Preocupado com o desenvolvimento do município de Andaraí, o prefeito Wilson Cardoso está empenhado em garantir a população melhores condições de vida, bem como educação, saúde e segurança.
Durante todo o dia da última sexta-feira (23/01), acompanhado do deputado Zé Neto, o novo prefeito de Andaraí visitou secretarias e órgãos do estado buscando recursos em prol do município.
“Nosso esforço será constante no sentido de viabilizar melhorias para a região da Chapada Diamantina. O prefeito Wilson Cardoso terá no nosso mandato a extensão de seus braços para concretizar seus objetivos” ressaltou o deputado Zé Neto.
Educação
Pela manhã, o prefeito esteve na Superintendência de Organização e Atendimento da Rede Escolar (Supec), órgão ligado a Secretaria de Educação, onde foram discutidas ações que viabilizem a melhoria da educação
Diante das solicitações, o superintendente garantiu apoio direto na criação de um planejamento para que seja instalado o ensino médio nas escolas que tenham até a 8ª série do ensino fundamental. “Isso ajudará muito o município, pois reduzirá os custos do transporte e esse dinheiro poderá ser investido em outras demandas”, explicou. O superintendente ainda orientou o prefeito com relação à metodologia do Levantamento Situacional Escolar (Lse) e ao Plano de Ações Articuladas (Par), sistemas que viabilizarão o acesso do município aos recursos do governo federal destinados ao Ministério da Educação (Mec).
Na reunião, também estiveram presentes o presidente da Associação dos Docentes da Universidade Católica do Salvador (ADUCSAL), professor Fábio Paes, e a vice-prefeita de Andaraí e secretária municipal de Educação, Diana Rosy, que informou as condições precárias que o novo governo encontrou nos prédios escolares. Segundo a secretaria, a grande dificuldade é a depredação das Escolas da Rede Municipal de Ensino, onde as instalações físicas estão completamente danificadas. "Nossas escolas estão carentes de reparos na parte elétrica, hidráulica e sanitária, sem contar a falta de móveis em algumas e sucateamento em outras, o que impossibilita o início do ano letivo na data prevista", destacou.
Saúde
Ainda na companhia do deputado feirense Zé Neto, o prefeito Wilson Cardoso e o secretário municipal de Saúde, Eraldo Duque Pinto, se reuniram com o Diretor Geral da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Amauri Santos Teixeira, no sentido de buscar melhorias para a saúde pública de Andaraí.
Durante o encontro, o prefeito fez um levantamento detalhado sobre o cenário da saúde no local e expôs as principais dificuldades enfrentadas pelo município, dentre elas, o não funcionamento do Programa de Saúde da Família (PSF), a falta de hospitais, medicamentos e ambulâncias. Segundo ele, apesar do caos encontrado no município, algumas ações emergenciais foram realizadas para que os profissionais de saúde voltassem a trabalhar, não havendo também riscos para os pacientes internados. Dentre as ações, o prefeito destacou a contratação de médicos e a compra de remédios com recursos próprios.
O diretor da Sesab, Amauri Teixeira, garantiu apoio e, de imediato, realizou a doação de uma ambulância para atendimento de auto-socorro de urgência e para o deslocamento de pacientes na região.
“Esta é apenas a primeira de muitas conquistas que iremos alcançar na luta pela construção de uma nova Andaraí, mais justa e produtiva”, pontuou o prefeito. A meta da administração "Andaraí - União, Ação, Crescimento", do prefeito Wilson Cardoso na área da saúde, é completar a reforma do Hospital Municipal para que o município possa prestar serviços de média complexidade à população, como obstetrícia, cardiologia e ortopedia.
Segurança
No período da tarde, Wilson Cardoso esteve no gabinete do Comandante Geral da Polícia Militar da Bahia, Coronel Régis Mascarenhas, para discutir questões ligadas à segurança de Andaraí, que, no dia 05 de janeiro, teve a agência do Banco do Nordeste (BNB) assaltada por quatro homens fortemente armados.
Na ocasião, o prefeito expôs a decisão do BNB em retirar a agência do local e a possibilidade de criar condições adequadas para que o banco permaneça no município. Wilson Cardoso frisou a falta de contingente policial como um dos problemas mais graves e solicitou a implantação de uma segurança reforçada, principalmente nos dias em que pagamentos são realizados na agência.
Outro fator apresentado foi a construção de um complexo policial próximo à agência e a criação do ‘Policial Residente’, priorizando o bem-estar o policial dentro do município, garantindo moradia, alimentação, assistência médica, entre outros benefícios.
O coronel Mascarenhas garantiu apoio às ações da prefeitura e parabenizou Wilson Cardoso pela a iniciativa de buscar medidas que priorizem segurança de qualidade para a população de Andaraí.