Sedes e Neojib lanam Ncleo de Prtica Orquestral em Feira de Santana

  O deputado Zé Neto foi um dos apoiadores para implantação do Neojibá em Feira

O município de Feira de Santana ganha um núcleo do Programa Neojibá (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) por meio de ação da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes). O Núcleo de Prática Orquestral será lançado na próxima quarta-feira (11), às 19h, no Centro de Cultura Amélio Amorim, com a apresentação da Orquestra Juvenil da Bahia.

Os Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia chegam à Feira de Santana para dar início à construção da primeira Orquestra Sinfônica NEOJIBÁ no interior do Estado, tendo o município como base para o seu plano piloto.

A implantação do Neojibá em Feira conta com o apoio do deputado estadual Zé Neto, líder do governo na Assembleia Legislativa. “Inicialmente, teremos em média 60 jovens sendo atendidos pelo programa que, gradativamente, ao longo do tempo, irá crescer construindo não só uma orquestra sinfônica na nossa cidade, o que já é um sonho, mas também a possibilidade de ampliar por demais os horizontes desses jovens que, com certeza, serão homens e mulheres melhores na vida e emissários do bem para a nossa comunidade”, afirmou Zé Neto.

A criação do Núcleo de Feira de Santana replicará a experiência bem sucedida de criação do Neojibá em Salvador, em 2007, selecionando jovens músicos para composição de uma Orquestra Juvenil de excelência e capacitando-os para o ensino e a multiplicação da metodologia, que une a música à integração social.

O Neojibá utiliza a prática musical coletiva como ferramenta para a transformação social e o desenvolvimento humano. A implantação do núcleo, além de gerar oportunidades de profissionalização para jovens músicos do município, oferecerá ações socioculturais para a população de áreas vulneráveis de Feira. Os participantes receberão, além do ensino musical, o acompanhamento individual e familiar, possibilitando o acesso a outros programas sociais oferecidos pela Sedes e demais secretarias estaduais.

Inclusão

De acordo com o secretário Cezar Lisboa, a chegada do Neojibá possibilita um novo caminho para a inclusão socioprodutiva, tendo a música como instrumento. “Essa parceria vai redimensionar espaços das Bases Comunitárias e dos Centros Sociais Urbanos e priorizar a participação de pessoas com perfil CadÚnico e egressos da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), integrando ações sociais no âmbito do Pacto Pela Vida”, destacou Lisboa.

Na opinião do deputado Zé Neto, não há satisfação maior do que ver Feira de Santana incluída num programa de tamanha excelência, reconhecido mundialmente e que tem trazido, a partir da prática orquestral, jovens, muitas vezes excluídos da sociedade, para o cenário musical. “Me enche de felicidade saber que na nossa cidade teremos um projeto como o Neojibá, no qual a música não só transforma suas vidas pessoais, como também as coletividades, onde esses jovens moram e atuam. Só tenho a agradecer ao governador Jaques Wagner e ao secretário Cezar Lisboa por essa conquista”, disse o parlamentar.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323