A nona edição do Fórum Social Mundial em Belém, no Pará, foi também palco do anúncio da 1ª Conferência Nacional de Comunicação. "O que nós vamos fazer agora é uma grande conferência sobre comunicação no Brasil", afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que não definiu data para o evento. O anúncio foi feito em entrevista coletiva após sua participação no Fórum, encerrado no último dia 30 de janeiro.
A experiência da Bahia foi mais uma vez referendada e indicada como uma ação possível que provou a possibilidade de debater o tema de forma democrática e inclusiva durante reunião ampliada do Movimento Pró-Conferência, na Universidade Federal do Pará (UFPA). O pioneirismo baiano foi tema de uma mesa-redonda do Fórum Social Mundial. O assessor geral de Comunicação do governo da Bahia, Robinson Almeida, participou das discussões com estudantes, pesquisadores e profissionais de diversos estados brasileiros e países. “O desafio principal é encarar a comunicação como uma questão de política pública, essencial para a formação e consolidação de valores”, afirmou Almeida.
O encontro com os movimentos sociais avaliou ainda a declaração do presidente, que foi recebida com alegria, mas com algumas observações. “Precisamos assumir o debate da conferência e garantir a implementação das resoluções. É preciso mobilizar a sociedade e buscar uniformidade dos movimentos”, afirmou Rosane Bertotti, secretária de comunicação da Central Única dos Trabalhadores (CUT).
Para a deputada federal e representante da Comissão de Ciência, Tecnologia e Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados, Luiza Erundina, o momento é de celebrar, pois esta é uma conquista da sociedade: “Essa [conferência] tem o sabor da conquista do povo e eu estou muito feliz por isso. A democratização da comunicação é muito importante para consolidar a soberania popular e fortalecer a democracia real”.
O próximo passo é o anúncio do decreto presidencial que deve convocar a conferência, estabelecer a data de realização da etapa nacional, definir o órgão de governo responsável pela execução da conferência e a instalação do grupo de trabalho responsável por coordenar o processo.
Fonte: www.comunicacao.ba.gov.br