AL: Aprovada PEC que garante autonomia dos bombeiros da Bahia

Durante votação na Assembleia Legislativa da Bahia, deputados estaduais aprovaram proposta do Governo do Estado que cria Corpo de Bombeiros da Bahia

Por unanimidade, e através de acordo foi aprovado na noite desta segunda-feira (30), na Assembleia Legislativa da Bahia, a PEC 138/2014 (Proposta de Emenda à Constituição), sobre a independência financeira e administrativa do Corpo de Bombeiros do Estado da Bahia. O objetivo da PEC é alterar a estrutura institucional e de cargos em comissão da Polícia Militar da Bahia - PMBA, visando adequar a atual organização às necessidades e anseios da população e às missões de segurança do Estado, dessa forma fortalecendo a defesa social e contribuindo para o aumento e eficácia da ação policial. O relator da PEC foi o deputado Carlos Geilson, escolhido pelo deputado estadual Zé Neto (PT), e líder do governo na Casa, e pelo presidente da Assembleia, o deputado estadual Marcelo Nilo (PDT).

Para o deputado Zé Neto, a noite desta segunda é um marco na história dos bombeiros baianos, que ganham sua autonomia, num processo debatido entre o governo do Estado e seus membros, tendo sido votado por unanimidade da Casa.

“Vence o diálogo, e não podemos deixar de agradecer ao comando do governador Jacques Wagner, ao secretário de Segurança Pública da Bahia (SSP/BA), Maurício Barbosa, e comandante geral da Polícia Militar da Bahia, Alfredo Castro, pelo bom senso que conduziram essa importante vitória dos bombeiros da Bahia”, comemorou Zé Neto.

Sobre a PEC 138 / 2014

A direção da Associação Dois de Julho junto ao Grupo de Trabalho de Modernização da Polícia Militar da Bahia (PMBA) apresentou a proposta de uma nova Corporação Militar Estadual desvinculada da estrutura da Polícia Militar da Bahia à Assembleia Legislativa da Bahia.

Com a desvinculação da PM, o bombeiro militar que não atua como policial poderá conduzir profissional e adequadamente um orçamento próprio, elaborar e executar tanto investimentos em equipamentos e infraestrutura na busca de prestação de serviços, quanto formação, capacitação e treinamento de bombeiro, além de prática políticas públicas de combate e prevenção.

 

Em reunião realizada com o deputado Zé Neto, no último dia 05, em Feira de Santana, a Associação dos Oficiais da Polícia Militar da Bahia (OAPMBA) colocou que a autonomia viabilizada por um comando próprio e independente prevê a possibilidade de parcerias com o setor privado e a realização de repasses de recursos dos municípios, acelerando a ampliação da interiorização dos serviços que resultará na redução de prejuízos com sinistros em toda Bahia, além de maior integração com o Sistema de Defesa Civil.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323