As direções do Hospital Aristides Maltez (HAM), em Salvador, e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), de Feira de Santana, receberam do deputado estadual Zé Neto dois cheques correspondentes às doações do salário extra recebido pela convocação extraordinária na Assembléia Legislativa, realizada no mês de janeiro deste ano.
Esta é a sexta convocação extraordinária que o deputado Zé Neto participa e ele sempre teve a postura de doar os salários a mais. Desde o ano de 2000, quando era vereador em Feira de Santana.
Desta vez, a primeira doação foi feita na última sexta-feira (06/02), ao Hospital Aristides Maltez, unidade de caráter filantrópico que trata de pessoas vítimas de câncer. O cheque foi entregue ao diretor geral do HAM, Aristides Maltez Filho, que considerou a doação "bastante gratificante e valorosa".
A movimentação diária do HAM é de, em média, 2.500 pacientes, sendo 99,6% pertencentes ao Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade conta com 200 leitos cadastrados junto ao SUS, sendo 125 leitos cirúrgicos, 50 clínicos, 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto e 15 para pacientes crônicos, além de 18 leitos não-cadastrados que atendem aos serviços de pediatria.
Na APAE de Feira de Santana, Zé Neto fez a doação na manhã dessa segunda-feira (09/02). O cheque da doação foi entregue ao presidente da entidade, Jurandir de Araújo e, segundo ele, o dinheiro será usado na recuperação do teto da quadra esportiva.
A APAE de Feira de Santana conta atualmente com 600 alunos. Conforme o presidente da entidade, outras 1.200 pessoas aguardam na fila por uma vaga. Entre funcionários efetivos da entidade e cedidos pelos governos estadual e municipal, a APAE conta com cerca de 200 colaboradores.
"Mais uma vez o deputado Zé Neto colabora conosco. Só temos a agradecer e torcer que outras pessoas se sensibilizem e nos procurem", destaca Jurandir Araújo.
PROJETO
O deputado Zé Neto destacou que a doação do salário extra às duas entidades é um gesto de reconhecimento à importância tanto do Hospital Aristides Maltez quanto da APAE. "Não possuo ligação política com nenhuma dessas duas entidades, mas reconheço o trabalho fantástico realizado por elas. Além do mais, compreendo que elas necessitam de doações para sobreviver", acentua Zé Neto.
Ainda conforme o parlamentar, ele não é contrário às convocações extraordinárias, ao contrário, mas questiona o pagamento. "Estou muito à vontade para falar sobre isso. Estamos buscando junto a outros deputados uma movimentação no sentido de aprovar projeto do ex-deputado Zilton Rocha (PT), que prevê o fim desse pagamento. Aliás, como já acontece na Câmara dos Deputados e no Senado. Já temos o apoio de 25 parlamentares e acredito que o projeto será aprovado ainda este ano. Este ano tivemos uma grande produtividade durante a convocação extraordinária, com a votação de importantes projetos para o Estado", destaca o deputado Zé Neto.
O projeto de emenda constitucional determina a extinção do pagamento de ajuda de custo aos parlamentares todas as vezes em que ocorrer convocações extraordinárias. A proposta tramita na Casa desde março de 2007 e foi alvo de ofício do deputado Zé Neto, solicitando que fosse incluída na pauta da convocação. "Infelizmente, não houve acordo para isso, mas ficou pactuado que o projeto será discutido ainda no primeiro semestre agora em 2009", explica o parlamentar.
O deputado Zé Neto doou o valor equivalente aos dois salários da convocação extraordinária. O valor bruto chega a R$ 24.768. Com o desconto dos valores correspondentes a INSS e Imposto de Renda, ficou em torno de R$ 19 mil, recurso que foi dividido igualmente para as duas entidades.