O Governador Jaques Wagner esteve na manhã de hoje (14), em visita à Ilha de Itaparica para anunciar a construção de um Centro Integrado de Segurança Pública na região e conferir a atual situação de insegurança local.
O encontro foi realizado na Câmara Municipal de Itaparica e, além da comunidade e do governador, estiveram presentes os secretários de Segurança Pública, César Nunes; o de Infraestrutura, Batista Neves e o de Turismo, Domingos Leonelli, que vistoriaram a região acompanhados de autoridades locais e estaduais, dentre eles o deputado petista Zé Neto, que desde o último domingo vinha solicitando do governador sua presença na Ilha.
Para aumentar a segurança dos moradores e veranistas, o Centro Integrado de Segurança Pública atenderá aos dois municípios da localidade - Itaparica e Vera Cruz -, e abrigará as delegacias de ambos, além da Polícia Técnica. O patrulhamento marítimo através de lanchas da Polícia Ambiental, a chegada do segundo ferry boat moderno e o início das obras de recuperação da rodovia BA 001 também foram algumas das medidas adotadas.
Além de apurar a questão da segurança na Ilha de Itaparica, o governador Jaques Wagner informou que já deu início a um diálogo com vistas à revitalização do local. “Já conversei, por exemplo, com a Marinha. Pretendemos assumir a marina de Itaparica para estimular o turismo náutico”, revelou.
O deputado Zé Neto lamentou o clima de tensão vivido na Ilha recentemente. O parlamentar frisou os últimos acontecimentos, em especial o caso do empresário e velejador Abel de Aguilar, assassinado brutalmente na madrugada do último dia 09, nas proximidades da marina de Itaparica.
“O crime entristeceu a todos nós baianos. A tragédia aconteceu e isso, infelizmente, não podemos mudar. Agora temos uma tarefa imensa que não é fácil ser resolvida a toque de caixa. Porém, o Governo do Estado não está medindo esforços na construção de uma Ilha mais segura, fazendo brotar novamente o turismo e o desenvolvimento dessa região, que abriga um povo hospitaleiro e belezas naturais de valor imensurável”, pontuou Zé Neto.
O deputado ainda destacou que o Governo Wagner tem buscado modificar o processo de deterioração e abandono sofrido pela Ilha nos últimos dez anos, até mesmo no que diz respeito à regulamentação do transporte marítimo, questão que vêm sendo discutida em audiências públicas na Asssembleia Legislativa e na Agerba.
“No próximo mês de março vamos puxar um grande seminário de desenvolvimento para a Ilha de Itaparica, Vera Cruz e região em busca de alternativas para o crescimento dessas localidades”, revelou Zé Neto.