A Polícia Militar do Estado da Bahia comemorou na última terça-feira (17), os 184 anos da instituição. O evento aconteceu na Vila Militar do Bonfim e contou com a presença do Governador do Estado Jaques Wagner, além de diversas autoridades.
Na ocasião foi concedida honrarias a homens e mulheres que fizeram e fazem à história da Polícia Militar da Bahia. O governador Jaques Wagner recebeu a Medalha do Mérito Acadêmico da Academia Nacional de Saúde das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares do Brasil. Também foi homenageado com a Medalha de Honra da Associação Brasileira das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares.
Durante as comemorações também foi reinaugurado o Hospital da PM. Fechado desde 2006, o Hospital foi entregue aos policiais e seus dependentes, que passam a contar com atendimento médico ambulatorial em 12 especialidades, 53 leitos de internamento, sendo 15 do serviço de urgência e emergência.
Com investimentos de R$ 566 mil da Sesab, a gestão do hospital será compartilhada entre a própria PM e a Fundação José Silveira. “Essa é a 1ª etapa da reforma. Numa segunda fase, entregaremos o centro cirúrgico e a Unidade de Terapia Intensiva”, informou Solla.
Atendimento
Para ser atendido, o policial militar não precisará de vínculo com nenhum plano de saúde e terá acesso a serviços de cardiologia, ginecologia, psiquiatria e neurologia, por exemplo. No setor de reanimação, equipamentos como desfibrilador, respirador, e monitor multiparâmetro farão a diferença para pacientes mais graves.
Além dos recursos aplicados nas reformas, reaparelhagem e contratação de pessoal, um convênio prevê que a Sesab banque o custo mensal de 50% dos leitos para a manutenção de 38 leitos de retaguarda para pacientes encaminhados pela Central de Regulação do estado, oriundos de hospitais estaduais.
Fonte: Agecom / Foto: Manu Dias - Agecom