Transporte Alternativo Complementar agradece: obrigado, governador!

Milharesde profissionais que trabalham no transporte alternativo complementar no estado da Bahia esto em festa. Eles comemoram a aprovao e sano da lei que regulamenta o sistema e d um basta na perseguio aos veculos nas estradas baianas. A aprovao da lei contou com o empenho do governador Wagner e de parlamentares como o deputado Z Neto, considerado pela categoria como um defensor dos interesses desses profissionais e dos passageiros.

Ao sancionar nesta quarta-feira (18/02), a lei que regulamenta o transporte alternativo complementar na Bahia, o governador Wagner deu um basta em anos de perseguio categoria. Na Bahia, existem aproximadamente 7,5 mil veculos operando no transporte, enquanto a frota do sistema intermunicipal conta com trs mil nibus, que transportam por ms 10 milhes de passageiros.

Segundo o governador, a votao da matria no Legislativo foi uma demonstrao de democracia. Nenhum problema resiste vontade das partes de chegar a um entendimento. Esta lei foi aprovada acolhendo ponderaes de empresrios e de trabalhadores. Temos agora um sistema onde cada qual sabe das suas obrigaes e direitos empresas e servio complementar de transporte, afirmou.

Elaborado pela Agncia de Regulao de Servios Pblicos de Energia, Transportes e Comunicaes da Bahia (Agerba), a partir de crticas e sugestes tiradas em 21 audincias pblicas, o projeto foi aprovado por unanimidade na Assemblia Legislativa, durante a convocao extraordinria, em janeiro.

O representante da Cooperlotao, Carlos Dagoberto Muniz, parabenizou e agradeceu a iniciativa do governo do estado em legalizar o segmento, um desejo da grande maioria. Quero agradecer ao governador Jaques Wagner pelo interesse em regularizar nossa categoria. Sair da ilegalidade e deixar de ser perseguido um desejo antigo nosso, disse.

Tambm foi bastante elogiada a forma com que a comisso formada para realizar estudos visando readequao do projeto, composta pelos deputados Z Neto, Leur Lomanto e Jnior Magalhes, conduziu os trabalhos. Gostaria de parabenizar os deputados Leur Lomanto e Jnior Magalhes pela qualidade e empenho demonstrados durante todo o trabalho da comisso durante as reunies at a aprovao do projeto, destacou o deputado Z Neto.

A sano da lei, atravs do governado Jaques Wagner, foi feita na manh dessa quarta-feira, na Fundao Luiz Eduardo Magalhes, em Salvador. A solenidade foi bastante prestigiada pela categoria, que lotou as dependncias da fundao.

Representantes de 25 municpios estiveram presentes: Lauro de Freitas, Salvador, Madre de Deus, Vera Cruz, Santo Estevo, Bom Jesus da Lapa, Cruz das Almas, Angical, Luis Eduardo, Barreiras, Itaparica, Valena, Feira de Santana, Itamb, Camaari, Amlia Rodrigues, Serrinha, Teofilndia, Cachoeira, Casa Nova, Camacan, Juazeiro, So Gonalo, Santo Estevo e Antnio Cardoso.

COMO OBTER A PERMISSO

O projeto estabelece cinco subsistemas de transporte estrutural, regional, rural, metropolitano e complementar. Para participar da licitao, o operador precisar comprovar que j mora na localidade da linha h pelo menos cinco anos e s poder disputar com apenas um veculo, que deve ter capacidade mnima para 12 passageiros. A permisso para a explorao da linha ter prazo de cinco anos, prorrogvel por mais cinco.

uma vitria para os trabalhadores, numa luta de mais de 30 anos, e agora vamos poder trabalhar com tranqilidade, dentro da lei. No vamos mais ser tachados de clandestinos ou irregulares. Ganha a comunidade, que vai ter um novo sistema regulamentado e com um melhor servio, disse o presidente da Associao de Cooperativas de Transporte Complementar da Bahia, Carlos Dagoberto.

Confira alei sancionada(n. 11.378/2009), atravs do link: http://flip.egba.ba.gov.br/reader/?ed=812&ca=6&num=12

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