Z Neto, Fernando Torres e Silvio Soglia visitam terreno oferecido pelo empresrio Osmar Torres para a construo do Campus da UFRB

Na tarde dessa sexta-feira (18), o deputado estadual Zé Neto, junto ao deputado federal Fernando Torres e o reitor da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), Silvio Soglia, fizeram uma visita ao terreno oferecido pelo empresário Osmar Torres (irmão de Fernando Torres) para construção do campus definitivo da universidade. Agendada na última segunda-feira (14), após reunião para discutir a doação de terrenos, a visita objetivou conferir a viabilidade do local para construção do campus da UFRB.

De acordo com Zé Neto, a visita foi de grande importância para, principalmente, ter conhecimento da área que poderá ser instalada a UFRB. “Muito produtiva essa tarde da visita com Fernando Torres na área que o irmão dele, Osmar Torres, pretende doar à Universidade Federal do Recôncavo Baiano, e mais importante ainda foi conhecer de perto as viabilidades da área que Osmar quer doar e da própria universidade. Inclusive nós tivemos a oportunidade de conhecer de perto a área do SIM onde hoje está instalado o campus, funcionando já com curso de inicialização que vão abrir para mais cinco cursos ano que vem, já com mais de 250 estudantes matriculados e regularmente frequentando as aulas. Juntamente com o quadro técnico da universidade e o reitor Silvio Soglia foi possível reunir e conversar sobre as possibilidades todas de contrapartida, tanto por parte do Governo Federal, através de emendas do deputado federal Fernando Torres e interlocuções outras, como também do Estado, nas possibilidades que forem possíveis. Portanto, foi uma tarde produtiva e espero que possamos o mais rápido fazer as avaliações necessárias ao conhecimento da viabilidade. Fazer as medições topográficas e de distâncias para termos com mais precisão as necessidades de intervenção e as condições técnicas para isso”, afirmou.

Fernando Torres destacou que, em decorrência da instalação do campus, a região atingirá um crescimento relevante. “Neste local que estamos visitando ainda precisa que seja realizada a infraestutura. Mas, fazendo-a, vai crescer essa região de São Roque, além de ter um bom acesso. Então esse é o nosso interesse: que cresça a região e que a universidade fique em Feira”. Silvio Soglia reforçou a informação de que Feira não perderá o campus da UFRB. “Nós estamos retomando fortemente essa questão da área definitiva da UFRB do campus de Feira de Santana com possibilidades de doações de terrenos provenientes da iniciativa privada, já que os terrenos públicos são limitados, de pessoas que têm interesse em ver esse campus da universidade crescendo. Existem mais duas outras possibilidades e isso será analisado, tecnicamente, considerando os aspectos da localização, da infraestrutura dessas áreas e claro aquilo que provem a melhor situação para instalação de um campus universitário”, frisou.

A doação de terrenos é feita através de edital e pode ser realizada por qualquer pessoa física que demonstre interesse. Contudo, terrenos que já tenham infraestrutura adiantada e apresentem melhor viabilidade de implantação são mais bem avaliados. O empresário Osmar Torres disponibilizou 50 tarefas, ou o que for necessário para essa implantação, de um terreno seu localizado no distrito de Jaíba, zona rural do município.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323