Promover inclusão social dos jovens brasileiros. Esse é o principal objetivo do Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação e Ação Comunitária (ProJovem Urbano).
O programa investe em uma política nacional integrada com ações voltadas para o desenvolvimento integral do jovem. Com essa perspectiva, em 2005, o governo federal lançou a Política Nacional de Juventude, que compreendeu, além da criação da Secretaria Nacional de Juventude e do Conselho Nacional de Juventude, o desenvolvimento do mesmo.
O ProJovem Urbano proporciona formação integral por meio de uma efetiva associação entre uma formação básica - para elevação da escolaridade, tendo em vista a conclusão do ensino fundamental, a qualificação profissional - com certificação de formação inicial, e participação cidadã - com a promoção de experiência de atuação social na comunidade.
Para participar do programa, o jovem deverá ter entre 18 e 29 anos completos; saber ler e escrever, o que será aferido por meio de um teste de proficiência organizado sob responsabilidade da Coordenação Nacional e aplicado localmente, com supervisão do Sistema de Monitoramento e Avaliação; sem ter concluído o ensino fundamental (8ª série).
Para mais informações sobre o ProJovem Urbano, acesse os links abaixo:
Lei 11.692 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11692.htm)
ProJovem (http://www.projovemurbano.gov.br/site/)