Zé Neto participa do lançamento da operação de segurança para o carnaval da Bahia 2016

Os portais de abordagem foram o destaque da apresentação da operação da Segurança Pública para o Carnaval de 2016 da Bahia, que aconteceu na manhã desta terça-feira (27), no Hotel Fiesta em Salvador. Com a presença do Governador Rui Costa, de autoridades da área de sugurança pública, secretários estaduais, vereadores, deputados estadual e federal, foi feita uma explanação sobre o investimento de R$ 42, 9 milhões para a festa.

Será um efetivo de aproximadamente 26 mil servidores do Corpo de Bombeiros, das polícias Civil e Militar e Departamento de Polícia Técnica (DPT), que vão atuar de forma integrada para garantir a segurança dos foliões, entre os dias 3 e 9 de fevereiro, na capital baiana e em mais 30 cidades do interior. Esse investimento será destinado ao pagamento de horas extras, montagem de postos policiais, além de uso de tecnologia, alimentação, entre outros itens. O esquema de segurança terá o apoio operacional de viaturas (carros, motos e caminhões), cavalos, além de dois helicópteros e dois aviões do Grupamento Aéreo da PM (Graer), responsável por apoiar as ações de policiamento ostensivo e prestar socorro em casos de urgência.

Segundo o governador Rui Costa, dos estados do Nordeste a Bahia é o que mais investe em Carnaval. “De longe o maior investimento é o nosso. E os 48 portais de abordagem é a grande inovação do Carnaval deste ano, com um efetivo de 1.553 oficiais e praças, e mil detectores de metais, a fim de impedir a entrada de armas brancas, armas de fogo e drogas no circuito”, disse.

O governador desejou a todos um bom carnaval e destacou o empenho dos profissionais de segurança. “Vocês são verdadeiros heróis, o no Carnaval do ano passao a Secretaria de Segurança Pública venceu uma votação, que considerou a instituição como a que prestou o melhor serviço de 2015”, afirmou.

O deputado Zé Neto fez uma saudação para os profissionais que compõem a segurança no Estado da Bahia. “Não posso deixar de saudar as Polícias Militar e Civil, os Bombeiros, o DPT e todo o aparato de segurança pública que compõe a maior operação policial em tempos de guerra do mundo, que é a operação do Carnaval da Bahia”, destacou.

Segundo Zé Neto a festa é feita cada vez com mais tecnologia, inovação e segurança aos foliões que recorrem a esse Carnaval tão majestoso. “Parabenizo o governador Rui Costa que com esses investimentos dá ao país, ao mundo e aos baianos um carnaval que vale a pena ser curtido, fazendo com que a cada dia as pessoas acreditem mais no grau de segurança. Portanto, essa é uma festa atrativa e a segurança acaba sendo um investimento com o retorno adequado, já que, a cada ano cresce o número de turistas e de participantes, fomentando a nossa economia, a nossa cultura e também esse jeito baiano de fazer com que as coisas belas tenham a animação que tem, como é o caso do Carnaval”, salientou.

Participaram do evento os comandantes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, coronéis Francisco Telles e Anselmo Brandão, respectivamente, o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa; ; o delegado-geral da Polícia Civil, Bernardino Brito Filho; e o diretor do Departamento de Polícia Técnica, Élson Jeffeson Neves da Silva. Também estiveram presentes o deputado federal Afonso Florence, a delegada titular do Departamento de Polícia Metropolitana, Fernanda Porfírio; o superintendente da Bahiatursa, Diogo Medrado; a diretora do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), Arany Santana; e os secretários estaduais Jorge Portugal (Cultura), Geraldo Reis (Justiça e Direitos Humanos), Olívia Santana (Políticas para as Mulheres), Nelson Pelegrino (Turismo) e Bruno Dauster (Casa Civil).

Estrutura
A SSP disponibiliza nesse carnaval 65 postos policiais em Salvador, destes, 14 integrados (com efetivos da PM, PC e DPT), 21 da PM, 17 PC, nove dos Bombeiros e quatro do DPT. A polícia colocará efetivos especializados no combate ao tráfico de drogas, aos crimes praticados por adolescentes, crimes contra criança, além de equipes da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado.

Na parte tecnológica, o Centro Integrado de Comando e Controle Regional, localizado no Parque Tecnológico, funcionará como unidade central no deslocamento de policiamento e monitoramento das ocorrências, com 236 câmeras de monitoramento.

Interior
O reforço da segurança estará presente no Carnaval de 30 cidades do interior da Bahia, são elas: Barreiras, Correntina, Santa Maria da Vitória, Brejolândia, Brotas de Macaúbas, Paratinga, Macaúbas, Paramirim, Guanambi, Rio de Contas, Jussiape, Piatã, Nova Redenção, Palmeiras, Vitória da Conquista, Cândido Sales, Várzea do Poço, Itiúba, Santa Bárbara, Maragogipe, Valença, Itacaré, Ilhéus, Canavieiras, Belmonte, Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro, Prado, Nova Viçosa e Mucuri.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323