Pela primeira vez em sua história, a Câmara de Vereadores do município de Pedrão recebeu na tarde da última quinta-feira, 12 de março, um deputado que participou da sessão ordinária da Casa Legislativa. O Partido dos Trabalhadores, por meio do vereador professor Genivaldo, cedeu o horário do grande expediente para o deputado Zé Neto discursar como representante do legislativo estadual.
O debate foi em torno da Lei nº 11.378, de fevereiro de 2009, que regulamenta o Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros no Estado da Bahia. O deputado Zé Neto fez uma abordagem geral sobre as disposições da lei, incluindo os direitos reconhecidos e os deveres imputados aos prestadores e aos usuários do serviço.
Moradores, estudantes, motoristas e usuários do transporte alternativo local, que lotaram o plenário da Câmara de Vereadores, fizeram muitos questionamentos, especialmente no que se refere ao transporte que faz a linha entre os municípios de Pedrão e Alagoinhas. A vice-prefeita, Neide Sales (PT) que representou o poder executivo, se comprometeu em resolver com brevidade a questão do transporte de estudantes, professores e outros profissionais que precisam se deslocar do município para efetivar suas atividades.
O deputado Zé Neto explicou que serão mantidas todas as linhas existentes há mais de cinco, além da regularização da capacidade de ocupantes, que de acordo com a nova lei ficou estabelecido o número mínimo de 12 pessoas por automóvel. “O objetivo é proporcionar um serviço adequado, com mais segurança, mais conforto e modernidade para a sociedade”, destacou o parlamentar.
Zé Neto finalizou seu discurso ressaltando a satisfação e alegria em perceber no legislativo municipal de Pedrão um alto grau de amadurecimento político por meio do exercício da democracia, especialmente no que se refere à relação entre o executivo e o legislativo.