As inscrições para o curso de formação de jovens em Tecnologia da Informação (TI) começam nesta segunda-feira e prosseguem até a quinta-feira. Destinada a aproximadamente 400 jovens da rede pública de ensino, a iniciativa faz parte do Programa Aprendizado Jovem (Proaj), uma ação do Governo da Bahia em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, por meio do Plano Setorial de Qualificação (Planseq).
Serão 500 horas de aulas e os alunos que se destacarem têm boas chances de colocação no mercado, como aconteceu com Felipe Nicoluzzi Bahia, que acaba de ser contratado pela CPM-Braxis, maior empresa nacional de TI.
O curso de formação em TI abriu para o estudante as portas de um mercado de trabalho que exige qualificação e é bastante promissor. Dados do Instituto Brasil para a Convergência Digital (IBCD) apontam que 210 mil vagas de trabalho não serão preenchidas até 2010 por falta de qualificação em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
Na mesma pesquisa, o IBCD verificou que 84% dos profissionais formados na área não dominam a língua inglesa, o que é uma exigência das empresas desse setor.
Rede pública - Esta primeira fase do programa contará com turmas em Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Lauro de Freitas. As turmas serão formadas por estudantes do 1º e 2º ano do ensino médio da rede pública.
As inscrições serão realizadas mediante um processo seletivo nas escolas credenciadas. As provas serão realizadas em Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Lauro de Freitas, em 4 de abril, e o resultado divulgado no dia 8. As aulas começam em 27 de abril.
Uma parceria com a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet e a Associação Brasileira das Empresas de Software e Serviços para Exportação vai facilitar o contato dos jovens com as empresas, que aproveitam a oportunidade para encontrar novos talentos em programação.
Parcerias - "O programa está focado em áreas que possuem muitas vagas em aberto no mercado baiano. Existe uma demanda muito grande por profissionais capacitados nestes segmentos e que possuam conhecimento em inglês. Por isso o programa também conta com aulas de inglês básico", explicou o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ildes Ferreira.
O Proaj é uma ação das secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti), Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Educação (SEC) e da Assessoria de Gestão Estratégica de TIC (Agetic) da Casa Civil, em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Softwares e Serviços para Exportação (Brasscom), a Associação das Empresas Brasileiras de Software e Serviços de Informática (Assespro) e Instituto Brasil para Convergência Digital (IBCD).
Fonte: Diário Oficial do Estado da Bahia http://www.egba.ba.gov.br/diario