O superintendente regional do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Carlos Amorim, esteve em Feira de Santana na última quinta-feira (12/03). O objetivo da visita foi fazer a declaração de interesse para fins de tombamento, sobre o imóvel onde funcionou a antiga Casa de Saúde e também o 1º BPM de Feira de Santana, hoje conhecido com o Palácio do Menor.
A visita foi uma inspeção que vem sendo feita em prédios tombados ou que estão em processo de tombamento através do IPHAN. Entre eles está o prédio em ruínas, que, inclusive, recebeu como hóspede D. Pedro II, em uma visita à região Nordeste.
“Eu vim a Feira de Santana para fazer a inspeção, pois há interesse do governo federal nesse imóvel. Agora está sendo feito o estudo para o processo de avaliação, que é um pouco demorado, mas o processo de pedido de preservação será imediato”, explica Carlos Amorim. Segundo ele, o próximo passo será a realização de um estudo e a Prefeitura de Feira de Santana será informada sobre o interesse do IPHAN no tombamento do imóvel.