Z Neto vai ao MP contra desvio de funo de agentes de combate a endemias

O deputado Zé Neto (PT) encaminhou representação ao Ministério Público, cobrando rigorosa apuração do desvio de função dos agentes de combate a endemias. O parlamentar feirense também solicita instauração de Inquérito Civil Público contra a Prefeitura de Feira de Santana.

A representação destaca a importância do trabalho desempenhado pelos agentes de combate a endemias, principalmente quando a dengue, provocada pelo mosquito aedes aegypti, assola a comunidade feirense – a morte de uma menina de 5 anos está sendo investigada pelas autoridades, pois há a suspeita de que tenha sido motivada por dengue hemorrágica.
Ao documento encaminhado ao Ministério Público foram anexadas reproduções de reportagens veiculadas na TV e no rádio, onde o caso foi denunciado. Também foi adicionado o edital publicado no dia 7 desse mês de março no jornal Folha do Estado, onde o prefeito Tarcízio Pimenta cobra a reintegração dos agentes em desvio de função para o combate à dengue em Feira de Santana.
Uma das gravações anexadas à representação feita ao MP contém entrevista em programa de rádio, do presidente da Associação dos Agentes de Combate a Endemias de Feira de Santana, Oldack Marques. O dirigente, inclusive, forneceu números durante a entrevista. Segundo ele, dos 354 agentes - pagos com recursos federais – entre 60 e 70 foram desviados de função na gestão do ex-prefeito José Ronaldo.
Ainda conforme Oldack Marques, em Feira de Santana existem cerca de 260 mil imóveis que precisam ser visitados pelos agentes com curto intervalo. De acordo com Oldack, na própria casa dele a última visita foi realizada em novembro de 2008, o que ele considera uma prova da falta que os agentes desviados de função estão fazendo. 
Na mesma representação, Zé Neto pede ao Ministério Público que verifique a atuação do ex-prefeito José Ronaldo e do atual prefeito Tarcízio Pimenta na gestão dos recursos federais destinados ao desenvolvimento das atividades de vigilância epidemiológica em Feira e Santana.
O deputado Zé Neto, que na segunda-feira realizou uma grande caminhada no centro da cidade com distribuição de 20 mil cartilhas com orientações sobre o mosquito transmissor e também sobre a dengue, afirma que a representação feita ao MP é uma forma de garantir que a população feirense não seja vítima de uma grande epidemia da doença. “Contribuir no combate à dengue é papel dos poderes instituídos, mas também de cada cidadão”, destacou Zé Neto.
 

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323