Agricultores familiares de 12 municípios do semiárido baiano que aderiram ao programa Garantia Safra na Região 1 (safra verão 2007/2008) já podem procurar a Caixa Econômica Federal para receber o benefício de R$ 550. Os beneficiados são os detentores das inscrições com o final 1 dos municípios de Cafarnaum, Carinhanha, Casa Nova, Ibotirama, Irecê, Jussara, Lapão, Malhada, Muquém do São Francisco, Palmas de Monte Alto, Paratinga e Uibaí.
A relação dos agricultores beneficiados pode ser obtida nos escritórios da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), responsáveis pelas inscrições do programa e elaboração dos laudos de plantio e colheita. Os agricultores com número de inscrições diferente de 1 devem verificar o calendário de pagamento de benefícios sociais na Caixa Econômica Federal.
A partir de abril, também receberão o benefício os agricultores familiares da Região 2 (safra inverno 2007/2008) que aderiram ao programa. Os municípios são: Candeal, Capela do Alto Alegre, Ichu, Ipecaetá, Ipirá, Nova Fátima, Ponto Novo, Santo Estêvão, Senhor do Bonfim, Serrinha e Tanquinho.
O Garantia Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e é executado pela Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), que visa atender a agricultores que são prejudicados com a ocorrência da seca ou do excesso de chuva.
Participação da sociedade
Além de assegurar e incentivar os produtores, o programa estimula a participação da sociedade civil em sua implantação, envolvendo os governos federal, estadual e municipal.
Podem aderir ao programa os agricultores familiares que ganharem até um salário mínimo e meio, cultivarem áreas não-irrigadas e efetuar a participação no programa antes do plantio.
Os municípios que podem participar do programa são os localizados no nordeste da Bahia, norte do Espírito Santo e norte de Minas Gerais, além dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, isto é, as áreas de abrangência da Agência de Desenvolvimento do Nordeste (Adene).
As culturas cobertas são as de arroz, feijão, mandioca e milho, e a área permitida para fazer parte da iniciativa corresponde a 0,6 até
Mais informações:
Garantia Safra
www.caixa.gov.br/Voce/Social/Transferencia/garantia_safra/