Profissionais de educação física da Bahia pedem apoio ao deputado Zé Neto para regulamentação da profissão no Estado

O deputado estadual e líder do Governo, Zé Neto (PT), recebeu na tarde desta segunda-feira (5), o professor Jehorvan de Melo, presidente do Sindicato dos Profissionais de Educação Física do Estado da Bahia. Durante a reunião, foram discutidos mecanismos de apoio à categoria, no sentido de encontrar soluções que melhorem o dia-a-dia dos profissionais da educaçãofísica, principalmente aqueles que trabalham nas academias.
Inicialmente, foi solicitado a construção de um Projeto de Lei que possibilite uma maior receptividade das academias com os profissionais liberais que já atuam no mercado. A outra demanda diz respeito a necessidade imediata, junto ao Conselho Regional de Educação Física, de encontrar uma solução para o tipo de graduação exigida aos profissionais que atuam nas academias. O órgão prevê que, para trabalhar nestes espaços, o profissional seja bacharel. O impasse está justamente neste ponto, pois no mercado baiano existem 3 mil profissionais que são apenas licenciados - o que habilita este grupo a serem professores de educação física - mas que, na visão do Conselho, não valida estes profissionais ao exercício da função nas academias.
“É uma demanda complicada e que tem um fator social relevante, já que coloca em risco um grupo expressivo de trabalhadores, que já atuam no mercado. Essa situação, que afeta academias e profissionais, pode gerar um vácuo, pois no mercado não há profissionais suficientes para suprir a demanda”, alerta o deputado.
A situação já se tornou um processo jurídico complexo, passando inclusive pelo Tribunal Regional Federal (1ª Região), e agora encontra-se na mesa do Ministério do Trabalho, que vai tentar uma mediação e a criação de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que possa atender aos atores desse processo.
“No nosso pensamento, tanto do ponto de vista político,jurídico e administrativo,vamos ajudar a encontrar uma saída, que possa contemplar as partes e não prejudicar o grande número de profissionais que hoje dependem das academias para sobreviverem. Mais uma vez, o caminho é o diálogo,a coerência e um comportamento que nos leve a entender o que se passa por dentro do mercado, e aí chegar a uma solução”,finaliza.

 

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323