O atual governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner (PT) é o primeiro colocado em pesquisa realizada Datafolha sobre a eleição de 2010, com percentuais de intenção de voto que variam de 36% a 38%, e vantagem de pelo menos 17 pontos percentuais sobre o segundo colocado.
O Datafolha apresentou aos entrevistados quatro possíveis cenários para a eleição do ano que vem. Foram alternados os nomes de ACM Neto e Paulo Souto pelo DEM. Geddel Vieira Lima, do PMDB, teve seu nome incluído em duas das situações hipotéticas.
No primeiro cenário apresentado aos moradores da Bahia, Jaques Wagner atinge 36% das intenções de voto. Paulo Souto fica em segundo lugar, com 19%. Vêm a seguir César Borges, do PR (10%), Raimundo Varela, do PRB, e Geddel Vieira Lima (7%, cada), Lídice da Mata, do PSB, (4%) e Hilton Coelho, do PSOL (2%). Diante dessa lista de candidatos, 8% votariam em branco ou anulariam o voto e 6% não saberiam em quem votar.
Sem Geddel Vieira Lima, e com Paulo Souto representando o DEM, Jaques Wagner atinge 38%. O possível candidato democrata obtém 18%, e, em razão da margem de erro, de três pontos percentuais, empata com César Borges, que chega a 14%. Raimundo Varela (7%), Lídice da Mata (6%) e Hilton Coelho (2%) completam o cenário. Votariam em branco ou nulo 9% e não saberiam em quem votar 6%.
Quando ACM Neto representa o DEM, não são notadas variações significativas. Com Geddel Vieira Lima na disputa, Jaques Wagner lidera com 36% das preferências. ACM Neto, com 17%, empata com César Borges, que atinge 12%. O provável candidato do PMDB atinge 8%, percentual próximo ao obtido por Raimundo Varela (7%) e Lídice da Mata (5%). Hilton Coelho obtém 2%. Anulariam seu voto ou votariam em branco 8% e demonstram-se indecisos 6%.
No último cenário apresentado aos entrevistados Jaques Wagner atinge 37% das preferências. ACM Neto, com 17%, mais uma vez empata com César Borges (14%). Raimundo Varela (8%), Lídice da Mata (6%) e Hilton Coelho (2%) vêm a seguir. Têm intenção de votar em branco ou nulo 10% e não saberiam a quem dar seu voto 6%.
Jaques Wagner também é o mais lembrado quando se considera a intenção de voto espontânea, aferida antes da apresentação dos nomes dos possíveis candidatos aos entrevistados. Dizem, espontaneamente, que gostariam de votar pela reeleição do atual governador, 24%. Dos prováveis candidatos incluídos na pesquisa, são citados por pelo menos 1% dos entrevistados: Paulo Souto (4%), ACM Neto (3%), Geddel Vieira Lima (2%) e César Borges (1%). Não sabem dizer, de maneira espontânea, em quem gostariam de votar, 53%.
De modo geral, Jaques Wagner obtém maiores percentuais de intenção de voto entre os moradores da Bahia que têm entre 18 e 24 anos, entre os que têm escolaridade superior, no segmento com renda familiar mensal entre cinco e dez salários mínimos e entre os que moram em cidades localizadas no interior do Estado.
O Datafolha ouviu 991 moradores do Estado da Bahia com 16 anos ou mais, entre os dias 16 e 19 de março de 2009.
Fonte:http://datafolha.folha.uol.com.br