Sade de Feira de Santana tema de reunio na Sesab

 A discussão contou com a presença do deputado Zé Neto, de representantes ligados à saúde e ao executivo municipal

A ampliação da assistência de saúde à população de Feira de Santana foi tema de reunião na tarde desta segunda-feira, 23, na Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Tendo como objetivo principal à instalação de Postos de Hidratação para pacientes com diagnóstico suspeito de dengue nos hospitais Clériston Andrade e Dom Pedro de Alcântara, a reunião foi presidida pelo secretário da saúde Jorge Solla, e contou com a presença de gestores e representações políticas ligadas ao município, entre elas o deputado estadual Zé Neto.
Para uma ação mais efetiva no combate à dengue em Feira de Santana, Zé Neto sugeriu a realização de uma mobilização social no município e destacou a necessidade de identificar a existência de desvio de função dos agentes de combate a endemias, uma vez que a dengue assola a comunidade feirense.
“Realizamos uma caminhada no centro de Feira de Santana e distribuímos, aproximadamente, 20 mil cartilhas com orientações sobre o mosquito transmissor da dengue e métodos de prevenção à doença. É preciso garantir que a população feirense não seja vítima de uma grande epidemia”, pontuou Zé Neto ao mesmo tempo em que considerou a reunião positiva e democrática.
Diante da sugestão do deputado feirense, de promover mobilização social na cidade no combate à dengue, o secretário Jorge Solla apontou a possibilidade de serem feitas ações com articulação municipal e mesmo regional que mobilizem as microrregiões, e garantiu a montagem dos postos de hidratação nos hospitais Clériston Andrade e Dom Pedro de Alcântara.
Para a diretora do Hospital Clériston Andrade, Edilma Reis, a reunião foi "um momento ímpar, em que estivemos todos com o mesmo objetivo: a saúde em Feira de Santana como um todo".
O aumento do teto do repasse de recursos do Ministério da Saúde para Feira de Santana e municípios referenciados de R$ 52 milhões para R$ 78 milhões também foi debatido na reunião. Com base no novo teto, sugeriu o secretário Jorge Solla, deverá ser feita uma nova programação, pelo município, para o Hospital Clériston Andrade, único de referência em atendimento de emergência na região.
Ao final da discussão, ficou acertada a realização de uma nova reunião, desta vez entre as duas Secretarias de Saúde (estado e município) e a direção do Dom Pedro de Alcântara.
Também estiveram presentes o prefeito de Feira de Santana, Tarcízio Pimenta; os deputados Sérgio Carneiro, Colbert Martins, Fernando Torres, Eliedson Ferreira e Eliana Boaventura; o secretário de Saúde de Feira de Santana, João Carlos Cavalcante, a coordenadora de Vigilância em Saúde, Joanice Soares; a diretora da 2ª Dires, Iraci Leite; o provedor da Santa Casa de Misericórdia, Outram Borges; e a representante do Hospital Dom Pedro de Alcântara, Zênia Araújo. Da Sesab, participaram o subsecretário e diretor Geral em exercício, Amauri Teixeira; os superintendentes de Gestão e Regulação da Atenção à Saúde (Suregs), Andrés Alonso, e de Atenção Integral à Saúde, Alfredo Boa Sorte; e a diretora Conceição Benigno, da Suregs.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323